Trabalho embarcado está com mais oportunidades em 2023, o que pode dar esperança aos mais de 12,8 milhões de brasileiros desempregados, conforme estudos do IBGE
Neste ano, a abertura de vagas de trabalho embarcado, divulgadas recentemente, dá esperança aos mais de 12,8 milhões de brasileiros desempregados, conforme estudos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Trabalho embarcado
O mercado de trabalho embarcado, também conhecido pelo termo offshore, está em grande expansão, com oportunidades de trabalho abertas em diversas empresas.
Este é um mercado que oferece uma chance de carreira para quem está desempregado ou busca uma nova colocação. Além disso, os salários e benefícios ao trabalhador são bem atrativos.
Quais são as competências?
O trabalho embarcado é feito em embarcações como navios, plataformas navais, ambientes de alto-mar. Mas, com a tecnologia cada vez mais avançada, alguns trabalhos são executados remotamente. Porém, por meio de um sistema que acompanhe as rotinas específicas das atividades offshore.
Possibilidades
Contudo, para desempenhar algumas atividades como plataformista, mecânico soldador, técnico em segurança do trabalho marítimo, supervisão de convés, por exemplo, é necessário que o candidato tenha cursos de capacitação e qualificação para o embarque.
Outro aspecto que vale destacar diz respeito ao emocional que também é avaliado nos processos de recrutamento e seleção para trabalhadores embarcados. Isso porque as atividades offshore requerem turnos de trabalho em torno de 12 horas, com 12 horas de descanso.
Os trabalhadores de embarcações podem ter turnos semanais, quinzenais ou de acordo com o tempo necessário e sua disponibilidade.
Legislação trabalhista nesta área
- O dia de trabalho em embarcações considera de 8 horas até o máximo de 14 horas, deve ser acompanhado por um dia de descanso;
- Após o período completo de trabalho, o trabalhador tem direito ao período mínimo de 10 horas de descanso;
- Para um período de 7 dias de trabalho embarcado, o trabalhador pode trabalhar até 72 horas no máximo, e descansar um mínimo de 77 horas.
Vantagens
Apesar de ser um setor um tanto competitivo, quem investe em capacitação e qualificação pode contar com bons salários, atenção à saúde e seguridade, segurança alimentar e nutricional, espaços de lazer e esportes.
Salários
Para quem está iniciando na área os salários podem variar entre 3 até 8 salários mínimos atuais, mais o adicional de trabalho embarcado.
Todavia, há funções que podem gerar uma remuneração ainda maior.
Por exemplo, um pesquisador com Doutorado em Engenharia de Tecnologia Offshore ou Geologia Offshore pode chegar a uma remuneração maior que R$ 25.000,00.
Quando decidir iniciar no setor dee o que o trabalhador deve considerar?
- Investimento em cursos de capacitação e qualificação offshore (buscar informações na Marinha do Brasil, Capitania dos Portos da sua região);
- Tempo longe da família e amigos;
- Como o candidato se relaciona com atividades no mar (náusea, fobias, adaptabilidade);
- Documentação em dia como vacinação, passaporte.
- Acesso ao site da Marinha do Brasil para cursos iniciais.
Onde há vagas para trabalhar embarcado?
Há dezenas de empresas com vagas abertas para trabalho embarcado. Confira abaixo três delas com oportunidades de trabalho offshore:
PERBRAS – Mais de 50 vagas em todo Brasil. Acesso às vagas e candidaturas, clique aqui.
Hidrovias do Brasil – Mais de 20 vagas no litoral paulista. Acesso.
Estrutural – Mais de 20 vagas abertas no Brasil, muitas para os estados do Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. Acesso.
*Foto: Reprodução/Unsplash (Maria Lupan)