Dores nas costas, geralmente, não é um sintoma, porém, a verdade é que pode ocorrer; entenda o caso
Atualmente, o refluxo gastroesofágico é considerado uma condição mais crônica quando comparada à azia. Entretanto, ambos levam ao esôfago o conteúdo do estômago. No caso do refluxo é algo mais recorrente e não tão esporádico. Mas, será que esta doença pode provocar dores nas costas?
Tal questionamento foi levantado pelo portal de notícias português Parade, que ouviu alguns médicos para entender melhor estas dores nas costas.
Dores nas costas associada a refluxo
De acordo com o médico Daniel Zgang:
“A causa mais comum do refluxo envolve o músculo no final do esófago que separa o conteúdo do estômago do esôfago.”
Em via de regra, o refluxo não provoca dores nas costas. Porém, é algo que não está totalmente fora de questão.
Isso porque o médico refere-se que os nervos do estômago e esôfago podem transmitir sensações ao cérebro e nesse caso essa dor pode acabar por acontecer sim.
“Se a dor estiver realmente relacionada com o refluxo, deve tomar medidas imediatas, como sentar-se direito, ficar em pé por um período de tempo e evitar a ingestão de alimentos gordurosos e alcoólicos.”
O que é refluxo gastroesofágico
Em suma, o refluxo gastroesofágico é uma doença ligada ao fluxo retrógrado do conteúdo do estômago para o esôfago, acompanhada de um ardor gástrico, afirma o médico especialista Gustavo Menelau. Tal condição pode ser dolorosa, gerar stress e danos ao sistema gastrointestinal se não for tratado a tempo. Chamado também de refluxo ácido, ele é tratável e quanto mais cedo começar, mais rápido o estômago e órgãos associados poderão se curar.
Refluxo de ácido e dor nas costas
Quando o ácido gástrico acumula-se no estômago e volta para a porção inferior do esôfago, pode provocar desconforto e dor torácica. Esta dor se concentra, geralmente, no estômago, tórax e abdômen. No entanto, também pode irradiar para outros lugares, assim como a parte superior das costas.
Todavia, nem todos sentirão dor nas costas com o refluxo de ácido. Mas, isso pode depender do grau de gravidade e da sua ocorrência e do grau de sensibilidade à dor que a pessoa tenha. Em decorrência do fato de que o ácido cria uma sensação de ardor, é comum que essa dor irradie para outras áreas do corpo.
Há tratamento para a dor nas costas associada ao refluxo?
Além dos medicamentos supressores do ácido, os inibidores da bomba de prótons, antiácidos e protetores gástricos também é recomendável evitart certos alimentos que contenham gorduras, assim como o consumo de chocolates, álcool, café, citrinos, e outras substâncias que estimulam muito a produção de ácido do estômago.
Osteopatia
Por fim, o tratamento osteopático, segundo o portal português Osteopatia Saúde, pode ser uma excelente alternativa terapêutica complementar, para o alívio da dor sentida, sobretudo na região torácica, por meio da liberação miofascial entre outras técnicas.
*Foto: Reprodução