Demissões na Americanas chegaram para 1.404 funcionários na semana entre os dias 17 e 24 deste mês
Há alguns dias, a Americanas fechou uma loja no Mato Grosso do Sul (MS), segundo relatório sobre a recuperação judicial da companhia. Além disso, novas demissões atingiram 1.404 pessoas. Com isso, o número de funcionários da varejista caiu para 35.741 e os pontos físicos de venda da empresa recuaram para 1.825.
Demissões na Americanas
Em nota, a empresa reiterou que diante da reestruturação de algumas frentes de negócio a partir do “plano de transformação”, realizou demissões na Americanas. “A companhia segue com foco na manutenção de suas operações e no aumento de sua eficiência”, disse.
A nota ainda complementou:
“A Americanas reforça seu comprometimento com a transparência na relação com os sindicatos, mantendo-os informados dos movimentos de reestruturação, assim como garante o cumprimento integral e tempestivo de suas obrigações trabalhistas, na forma da legislação vigente.”
Recuperação judicial da Americanas
A Americanas apresentou no início deste ano um dos maiores pedidos de recuperação judicial da história do país, após a notícia de que inconsistências contábeis bilionárias foram detectadas no balanço da varejista.
O rombo foi causado principalmente por dívidas com bancos, como o Bradesco e o Itaú, por operações de risco sacado, aumentando o grau de endividamento e diminuindo o capital de giro da empresa. Essas operações estavam sendo lançadas de forma inadequada, o que subestimou a dívida da empresa.
Vale lembrar que em março, o Bradesco solicitou à Justiça de São Paulo o protesto judicial contra a alienação de bens dos membros dos conselhos de administração e fiscal da Americanas. Isso ocorreu em meio à chegada do banqueiro Sergio Rial à varejista, celebrada pelo mercado, comentou à época Sandro Tordin, consultor e diretor estatuário.
Cálculos recentes
Por outro lado, em cálculos recentes, a dívida total da Americanas está em torno de R$ 50 bilhões.
Desde o início do ano, a ação da varejista derreteu cerca de 90%.
*Foto: Reprodução/Site ggrc11.com.br/ativo/lasa