Participação da Petrobras na Deten Química, que fabrica e vende as principais matérias-primas para a produção de detergentes biodegradáveis líquidos e em pó, é atualmente de 27,88%; empresa fica na Bahia
A Petrobras acaba de iniciar o processo de venda da totalidade de sua participação de 27,88% na petroquímica Deten. A empresa é localizada no polo industrial de Camaçari, na Bahia. O fato relevante foi informado pela companhia na última quarta-feira (2).
Vale lembrar que no fim de maio, a petroleira anunciou também que pretende vender sua fatia de participação na BR Distribuidora ainda este ano. E valor pode chegar a mais de R$ 8 bilhões.
Participação da Petrobras na Deten Química
Participação da Petrobras na Deten Química, que fabrica e vende as principais matérias-primas para a produção de detergentes biodegradáveis líquidos e em pós, torna a empresa a única produtora nacional de Linear Alquilbenzeno (LAB), afirma a estatal de petróleo.
Além disso, a Deten produz também Ácido Linear Alquilbenzeno Sulfonato (LABSA) e Alquilado Pesado (ALP). Este é utilizado em aditivos lubrificantes e óleo têxtil, acrescentou a petroleira.
Em comunicado, a Petrobras disse ainda:
“Essa operação está alinhada à estratégia de otimização do portfólio e à melhora de alocação do capital da companhia, visando à maximização de valor para os seus acionistas.”
Desinvestimentos e refinaria Landulpho Alves
Contudo, a Petrobras tem promovido uma série de desinvestimentos em segmentos não essenciais. Sendo assim, o foco será nas atividades de exploração e produção de óleo e gás em águas profundas e ultraprofundas.
Por fim, no mês passado, a petroleira aprovou a venda da refinaria Landulpho Alves. Esta é a primeira de oito refinarias a ter o contrato assinado.
*Foto: Divulgação