Transformação digital nos órgãos públicos brasileiros também enfrentam desafios e oportunidades
O mundo está mais conectado do que nunca e prova disso é que a transformação digital veio para ficar, e isso inclui os órgãos públicos no Brasil.
Transformação digital nos órgãos públicos brasileiros
Essa transformação digital nos órgãos públicos brasileiros está voltada à incorporação de tecnologias da informação e comunicação (TICs) para revolucionar a interação entre cidadãos e governo, com o propósito de tornar a administração mais efecaz.
Desafios
Por outro lado, há desafios nesta trajetória e isso inclui a resistência cultural de servidores e gestores. Porém, eles enxergam a tecnologia como uma ameaça em vez de ser uma ferramenta que pode ser bastante eficaz.
Entretanto, ainda há deficiências em sua infraestrutura tecnológica. Isso ocorre porque muitos órgãos ainda trabalham com sistemas desatualizados que não suportam novas soluções digitais.
Todavia, o letramento e a inclusão digital dos cidadãos apresentam-se como elementos que necessitam ser observados no sentido de viabilizar ações que de fato possam ser assimiladas pela sociedade sem gerar barreiras de acesso. Mas também há a necessidade de proteger dados e garantir a privacidade, o que exige políticas potentes de segurança cibernética que alinhem práticas globais e capacidades locais.
Oportunidades
Em contrapartida, as oportunidades de transformação digital são vastas e promissoras. A implementação de soluções digitais pode agilizar os processos administrativos, melhorar a qualidade dos serviços públicos e democratizar o acesso à informação.
Além disso, a introdução do conceito de commons propõe que recursos naturais, culturais e intelectuais sejam acessíveis a todos, favorecendo a comunidade sem custo adicional. Este acesso universal fortalece a participação cívica e transforma os cidadãos em cocriadores de políticas públicas e soluções urbanas. Ferramentas como Big Data, inteligência artificial (IA) e Internet das Coisas (IoT) são essenciais para impulsionar inovações focadas no bem-estar da população e constituir um novo paradigma de cidades inteligentes.
Conclusão
Sendo assim, a transformação digital ainda enfrentará uma longa jornada e com múltiplos desdobramentos, porém, fundamental para o futuro dos serviços públicos no Brasil. É imprescindível que líderes e decisores adotem políticas que estimulem a transformação digital através da integração de estratégias de dados e inovação aberta a fim de explorar inteiramente o potencial das tecnologias digitais.
Fonte: Foto de freepik na Freepik