Título de eleitor 2022 tem agora campanha do TSE por conta de baixa procura entre os jovens; confira o passo a passo de como emitir o documento 100% online
No dia 4 de maio acaba o prazo para a emissão do título de eleitor 2022. Além disso, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), foram emitidos entre os dias 14 e 18 de março 96.425 novos títulos, em todo o Brasil e no exterior, para jovens entre 15 e 18 anos de idade.
Vale lembrar que em fevereiro, o TSE firmou parceria com o Facebook e outras redes sociais contra a propagação de fake news durante o período eleitoral.
Título de eleitor 2022
O título de eleitor 2022 habilita os eleitores a votar nas eleições de ordem política de ano, que ocorrem em 2 de outubro (primeiro turno) e 30 de outubro (segundo turno).
Contudo, vale destacar que as novas emissões vieram após uma semana de mobilização dos jovens, promovida pela Justiça Eleitoral nas redes sociais. Por outro lado, ela também contou a adesão de várias personaluidades. Isso inclui artistas nacionais como: Anitta, Zeca Pagodinho, Whindersson Nunes, Juliette e também internacionais, como o ator norte-americano Mark Ruffalo.
TSE faz jovens emitir quase 100 mil títulos
Segundo informações da Justiça Eleitoral, foram realizadas 6,8 mil publicações no Twitter sobre o assunto durante a mobilização. O ato contou ainda com a participação de diversas instituições, como os clubes de futebol Flamengo e Corinthians.
A ação foi realizada no momento em que a Justiça Eleitoral registrou o menor nível de participação de adolescentes no processo eleitoral nos últimos 30 anos. O menor registro da participação de jovens aconteceu nas últimas eleições municipais de 2020, no momento em que a emissão do título de eleitor teve uma queda e apenas 992 mil jovens tinham o documento no dia da votação.
Todavia, foi registrada uma maior procura para a emissão do documento por parte do público feminino, que contou com 52.561 solicitações. Enquanto isso, 43.864 jovens buscaram emitir o documento. O estado com o maior número de emissões foi São Paulo (18.186), seguido por Minas Gerais (9.050) e Bahia (7.083).
Como emitir o título 100% online
Por conta da pandemia, a Justiça eleitoral ampliou o serviço do Título Net. Sendo assim, o usuário pode solicitar a primeira via do título de eleitor, transferência de domicílio eleitoral e alteração de dados cadastrais.
Para quem vai tirar o título pela primeira vez é preciso acessar o portal Título Net. Em seguida, escolha o estado em que você reside e clique em avançar. A lista de documentos necessários para concluir a solicitação vai aparecer na tela.
Na aba ‘Título de Eleitor’, em caso de primeira via, selecione a opção ‘Não tenho’ e prossiga o atendimento. Após o envio dos dados, toda a documentação será analisada pela justiça eleitoral.
Para acompanhar o andamento da solicitação, acesse o mesmo site. Mas para realizar todo o procedimento da maneira 100% digital, o cidadão precisa acessar o sistema por aqui.
Documentos
Prepare toda a documentação que será anexada ao requerimento. Veja lista:
- Foto selfie com documento de identidade;
- Comprovante de residência recente (no caso de transferência, prazo mínimo de três meses de residência no novo endereço);
- Comprovante de pagamento de débito com a Justiça Eleitoral (quando houver débito);
- Comprovante de quitação do serviço militar, para o alistamento, sendo o requerente do sexo masculino (exigência a partir de 18 anos até 31 de dezembro do ano que completar 45 anos).
No caso das imagens, elas não podem ultrapassar o tamanho máximo de 10MB, sendo permitido os formatos: PNG, PDF e JPG.
Ao avançar no procedimento, inicialmente selecionando o domicílio eleitoral, no campo “Título de Eleitor”, basta informar a opção “NÃO TENHO”, no caso daqueles que não possuem o título de eleitor.
Além disso, no formulário você deve informar ao menos um telefone para contato, e o requerimento será concluído após a análise das informações prestadas. Você pode acompanhar o seu requerimento neste link.
Por fim, para os eleitores que precisam mudar o domicílio eleitoral ou realizar mudança no cadastro eleitoral, é preciso conferir a situação eleitoral no site da Justiça Eleitoral. Logo após, é só seguir os mesmos passos descritos acima para quem vai solicitar o título de eleitor pela primeira vez.
*Foto: Reprodução