Apesar da queda na taxa de desemprego, Brasil segue com mais de 12 milhões de desempregados, revela pesquisa do Instituto
No trimestre encerrado em novembro de 2021, houve uma queda na taxa de desemprego de 11,6%. Isso resultou em uma redução de 10,6% no número desempregados no Brasil, uma redução de 1,5 milhão de pessoas. Os dados são da origem da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua para o trimestre encerrado em novembro de 2021, divulgada na sexta-feira (28) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Vale ressaltar que no fim de outubro a taxa havia caído para 13,2%.
Taxa de desemprego em novembro de 2021
Além disso, a queda em comparação ao trimestre anterior foi de 1,6 ponto percentual. Sendo assim, o número de pessoas desepregadas no país é de 12,4 milhões. Entretanto, ao comparar com o mesmo período de 2020, houve uma diminuição de 14,5%, com 2,1 milhões de pessoas em busca de um trabalho.
O IBGE disse ainda que entre o trimestre que acabou em agosto e o período divulgado na última sexta, 3,2 milhões de pessoas conseguiram entrar no mercado de trabalho. Isso equivale a um crescimento de 3,5% de trabalhadores ocupados, melhorando dados da economia do país.
O nível de ocupação também apresentou alta de 1,7 ponto percentual em relação ao trimestre anterior. Agora, o nível atingiu a taxa de 55,1%.
Sazonalidade dos trabalhos de fim de ano
Por outro lado, segundo Adriana Beringuy, coordenadora de Trabalho e Rendimento do IBGE, a recuperação do emprego deve estar atrelada á sazonalidade dos trabalhos de fim de ano.
“Esse resultado acompanha a trajetória de recuperação da ocupação que podemos ver nos últimos trimestres da série histórica da pesquisa. O crescimento também já pode estar refletindo a sazonalidade dos meses do fim de ano, período em que as atividades relacionadas principalmente a comércio e serviços tendem a aumentar as contratações.”
*Foto: Reprodução