Além da CEO do Grupo Clara Resorts, outras mulheres vêm se destacando no ramo da hotelaria
Cada vez mais cresce a presença de mulheres na liderança da indústria da hospitalidade. Seu espaço neste mercado ocorre desempenhando os papéis de CEO e presidente. É o que revela o novo relatório da Penn State’s School of Hospitality Management, encomendada pela AHLA (American Hotel Lodging Association).
Neste quesito, aqui no Brasil, a CEO Taiza Krueder, do Grupo Clara Resorts se destaca em liderança. Como ela mesma disse, recentemente, ao podcast YPO Brasil:
“Se você quiser ir mais rápido, vá sozinho. Se você quiser ir mais longe, vá com alguém. E eu gosto muito de trabalhar em times e uso isso pra vida.”
Ela diz ainda que devagar se vai longe:
“Eu gosto muito de passo a passo e que cada passo seja consistente para frente. A vida é uma só, tem que ser vivida e todo dia vale a pena.”
Taiza Krueder
Líderes do presente
Taiza Krueder espera também que os líderes do presente pensassem mais no futuro. Em suma, que as empresas sejam feitas para durar em cima de pilares sólidos de: educação, meio ambiente e da sociedade em que elas estão inseridas. Além disso, pra ela, as empresas têm de ser “agentes transformadores na nossa sociedade”.
Pesquisa Women in Hospitality
Intitulada Women in Hospitality, a pesquisa se concentra na avaliação do estado da representação feminina na indústria hoteleira. Em 2022, os dados mostraram que o setor de hospitalidade fez progresso constante e incremental em direção ao avanço das mulheres para cargos de liderança executiva, ao mesmo tempo em que destaca áreas de oportunidade para diversificar ainda mais a representação nos campos da indústria.
Contudo, o estudo revelou também que as mulheres ocupam agora um em cada quatro cargos de chefia em empresas hoteleiras, especialmente em funções de recursos humanos e vendas/marketing. Já em nível de diretoria, elas ocupam um número igual de cargos que os homens. Além disso, as mulheres obtiveram ganhos em posições de liderança e investimento e desenvolvimento de hospitalidade desde 2019, passando de uma mulher para cada dez homens para uma mulher para 7,9 homens. No Brasil, assim como a liderança de Taiza à frente do Clara Resorts, tem ainda outro case de liderança feminina no Cana Brava Resort, na Bahia. Neste empreendimento há 49% de profissionais femininas em posições de liderança.
Conferências de investimentos hoteleiro
Vale destacar que a pesquisa de 2022 revela que 24% das mulheres ocuparam lugares do pódio em conferências de investimentos hoteleiro, contra 16% em 2017. Já em relação a palestras, 37% das principais vagas no ano passado foram para mulheres, acima dos 22% apenas um antes, em 2021.
Por fim, segundo Anna Blue, presidente da AHLA:
“Queremos ver a equidade para as mulheres no nível de liderança e em toda a indústria hoteleira, e esse progresso é encorajador. A representação é apenas o primeiro passo. Vemos esforços crescentes de nossos membros para priorizar liderança interseccional, inclusão e pertencimento para mulheres na indústria.”