Ainda não há consenso sobre a reforma tributária, além do tempo ser curto agora
Diante da confusão gerada em torno da regulamentação da reforma tributária, empresários do país levantam duas questões importantes. A primeira diz respeito ao fundo de compensação dos benefícios fiscais de ICMS e os créditos tributários após implantação do novo modelo. Já o segundo questionamento é sobre as indústrias que querem que tudo seja realizado de modo rápido e simples. Além disso, empresários desconfiam que o texto, da maneira como o governo mandou, ainda não consegue proporcionar esta garantia, durante o período de transição.
Preocupações dos empresários
Sendo assim, as preocupações dos empresários serão encaminhadas para as frentes parlamentares, que patrocinaram as propostas paralelas àquelas enviadas pelo Poder executivo. E são justamente nelas que o empresariado confira de fato.
De acordo com o advogado tributarista, Renan Lemos Villela, a reforma tributária visa uma maior equidade e neutralidade. Esse conceito refere-se a uma política fiscal com o propósito de interferir nas decisões dos agentes econômicos.
E o presidência do Brasil?
Apesar de o governo já ter aprovado as partes importantes no setor econômico, os próximos meses é que vão sinalizar como está o cenário de fato. Portanto, o governo tem que dialogar.
Jogo do Lira
Por outro lado, o atual presidente da Câmara, Arthur Lira, busca mais proximidade com todos os potenciais candidatos, por conta das incertezas sobre as candidaturas para a Presidência.
Novos fatores
Em contrapartida, o crescimento do PSD e a manutenção do MDB com grande número de prefeituras na última janela partidária coloca Brito e Bulhões mais à frente. E isso reflete na presidência da Câmara, uma vez que com as emendas impositivas, os prefeitos têm parceria direta com os parlamentares e influência.
Inteligência artificial
Recentemente, a senadora Tereza Cristina (Progressistas-MS) alertou para o perigo à democracia que a tecnologia mal gerida representa. Contudo, os algoritmos que impulsionam as plataformas das redes sociais e os mecanismos de busca podem influenciar o modo de ver ou de consumir algo.
*Foto: Reprodução/https://br.freepik.com/fotos-gratis/arranjo-de-moedas-e-notas-de-alto-angulo_11621106.htm#fromView=search&page=1&position=7&uuid=62472731-e2de-49cc-9bb7-58df7537e90a