Negociação com o Grupo Angra Partners faz parte de processo de recuperação judicial da Renova Energia
No fim de 2021, o Grupo fundado por Alberto Guth, por meio de seu Fundo de Investimento de Participação (FIP), celebrou um acordo junto à Cemig Geração e Transmissão (Cemig GT). A entrada do FIP ocorreu pela aquisição das ações pertencentes à Cemig GT, que é subsidiária da Cemig. Com isso, a Cemig vendeu a totalidade de sua participação na Renova Energia por R$ 60 milhões.
Participação do Grupo Angra Partners
Além disso, segundo nota divulgada à época pela Renova Energia, o acordo fez com que o Grupo Angra Partners detenha agora 30,3% do capital votante da companhia e também vai compartilhar o controle com os demais acionistas do Bloco de Controle.
Conclusão da operação
Contudo, o fechamento e a conclusão da operação devem ocorrer ainda neste ano. Mas isso, depois de cumprir certas condições precedentes já previstas. O negócio resultou ainda na aquisição de créditos detidos pela Cemig GT contra a Renova.
Recuperação judicial
Vale lembrar que a Renova Energia, focada em geração renovável, entrou em recuperação judicial no fim de 2021.
Ainda conforme nota da Renova:
“A Angra Partners já era acionista histórico da Renova, via FIPs, e seu ingresso no controle da companhia reafirma a confiança, a atratividade da companhia e reconhece o sucesso na implementação do processo de recuperação judicial aprovado em dezembro de 2020….”
Projetos futuros de energia eólica e solar
Por outro lado, a Renova afirma que a transação fortalece sua força na captação de recursos e planejamento, com o objetivo de desenvolver projetos futuros que envolvam as áreas de energia eólica e solar.
Parque Eólico Alto Sertão III
Além disso, a companhia de energia renovável revela que esses negócios acontecem em meio à preparação para o início das operações do Parque Eólico Alto Sertão III, Fase A. Hoje, este é o principal projeto da empresa.
O empreendimento inclui 155 torres de geração de energia eólica, distribuídas em 26 projetos, concentrados em seis cidades da Bahia: Caetité, Igaporã, Pindaí, Licínio de Almeida, Riacho de Santana e Guanambi.
Foto/Divulgação: Unsplash