Autorização da Engie Brasil diz respeito às linhas 230kV de Ponta Grossa-São Mateus do Sul e Ponta Grossa-Ponta Grossa Sul
Na semana passada, a elétrica Engie Brasil informou que recebeu autorização do ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) para começar a operação comercial de linhas de transmissão do sistema Gralha Azul, que fica no Estado do Paraná.
Autorização da Engie Brasil
De acordo com a companhia elétrica, controlada pela francesa Engie, a autorização diz respeito às linhas 230kV (quilo Volts) de Ponta Grossa-São Mateus do Sul e Ponta Grossa-Ponta Grossa Sul.
Além disso, a entrada em operação das duas linhas foi antecipada em 18 meses frente ao calendário da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica).
Vale lembrar que em julho de 2020, a Petrobras vendeu 10% de fatia da TAG à Engie. Com isso, a participação da Engie Brasil Energia foi elevada em 32,5%.
Nota do diretor-presidente
Em nota, Eduardo Sattamini, diretor-presidente da Engie Brasil Energia:
“O início da operação comercial de Gralha Azul, primeiro sistema de transmissão construído pela companhia, em meio à pandemia da Covid-19, reforça a capacidade de execução do nosso time.”
E ainda acrescentou:
“(Também) materializa a entrada da Engie Brasil Energia em uma nova linha de negócios no Brasil e confirma nossa posição como uma plataforma de investimentos em infraestrutura de energia.”
Totalidade do sistema de transmissão Gralha Azul
Contudo, a empresa espera que a finalização da implantação da totalidade do sistema de transmissão Gralha Azul ainda aconteça em 2021.
Por fim, o projeto prevê a construção de quase mil quilômetros de extensão em linhas, assim como a instalação de cinco novas subestações e a ampliação de outras cinco já existentes.
*Foto: Divulgação