Emprego a pessoas refugiadas terá programa para auxiliar no acolhimento e no desenvolvimento
Abandonar suas casas, buscar proteção internacional e novos meios de integração na sociedade em um novo país é um processo delicado e difícil para as mais de 710 mil pessoas que buscam proteção internacional no Brasil.
Sendo assim, com o intuito de auxiliar nessa jornada de adaptação, cuidado e reingresso ao mercado de trabalho, a Riachuelo, uma das principais varejistas de moda do país, renova sua parceria com a Agência da ONU para Refugiados (ACNUR), organização humanitária global dedicada a salvar vidas, proteger direitos e garantir um futuro digno às pessoas em deslocamento forçado, refugiadas ou apátridas.
Emprego a pessoas refugiadas
O Programa Recomeços visa dar emprego a pessoas refugiadas. Trata-se de um projeto de acolhida e desenvolvimento que atua na inserção laboral, social e afetiva de refugiados e migrantes, e visa apoiar essas pessoas na reconstrução de suas vidas e promover autonomia e integração na sociedade, atuando em dois eixos principais: trabalho, fazendo a seleção, contratação e apoio integral dessas pessoas; educação, capacitando para o futuro e fornecendo formação humanizada interdisciplinar como língua portuguesa, reconhecimento da cultura local, educação financeira e práticas de desenvolvimento pessoal e comunitário.
De acordo com Valesca Magalhães, Diretora de Sustentabilidade e Comunicação Interna da Riachuelo:
“Nosso grande objetivo é atuar em prol da dignidade humana. O Recomeços não é apenas um programa focado na empregabilidade, mas na acolhida e desenvolvimento dessas pessoas, com a finalidade de ajudá-las a recomeçar suas vidas em outro país. Queremos abraçar as diferentes culturas e promover um ambiente de acolhimento para que cada pessoa possa ter uma condição de vida digna em todos os âmbitos.”
Parceria com a ACNUR
Por sua vez, a parceria da Riachuelo com a ACNUR começou em 2022 com o propósito de atender 140 mulheres venezuelanas nas três frentes de atuação da Agência da ONU para Refugiados:
- salvar vidas, por meio de abrigo e assistência básica e financeira; assegurar direitos, com atendimentos psicossociais e assistência jurídica para registro e documentação;
- e construir futuros, com oportunidades de cursos profissionalizantes para facilitar o acesso ao mercado de trabalho e interiorização para outros estados do Brasil.
“A parceria com a Riachuelo nos ajuda de forma fundamental a construir pontes de esperança e oportunidade para a população refugiada no Brasil. É um excelente exemplo de como o setor privado pode apoiar a proteção de pessoas refugiadas de forma completa: desde a acolhida emergencial e assistência humanitária até a inclusão social e laboral. Refugiados chegam aqui com uma enorme capacidade de contribuir em todas as esferas, e reconhecer isso significa oferecer as oportunidades que precisam para recomeçar”, afirma Samantha Federici, Head de Parcerias com o Setor Privado do ACNUR Brasil
Sobre o ACNUR
A Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) é uma organização dedicada a salvar vidas, proteger os direitos e garantir um futuro digno a pessoas que foram forçadas a deixar suas casas e comunidades devido a guerras, conflitos armados, perseguições ou graves violações dos direitos humanos. Presente em 135 países, o ACNUR atua em conjunto com autoridades nacionais e locais, organizações da sociedade civil e o setor privado para que todas as pessoas refugiadas encontrem segurança, vagas de emprego e apoio para reconstruir suas vidas.
Sobre a Riachuelo
Com 75 anos de história, a Riachuelo trabalha com o propósito de conectar desejos a realizações. Unindo inovação, dinamismo e agilidade para entregar coleções e produtos para todos os estilos, a rede é uma das principais referências do setor e é reconhecida como uma das maiores empresas de moda do Brasil. São mais de 30 milhões de clientes no cartão Riachuelo e mais de 390 lojas próprias espalhadas pelo país.
*Foto: Reprodução/Flickr (shopserramar – flickr.com/photos/70364112@N04/6437123311)