Desafios logísticos no Brasil englobam investimentos no setor, que pode resultar num crescimento econômico e eficiente
Com um país tão populoso, os desafios logísticos no Brasil desempenham um papel crucial no desenvolvimento econômico e dos negócios deste segmento. Em diferentes estados, questões de infraestrutura, transporte e acesso a mercados se tornam preocupações prementes, afetando tanto caminhoneiros quanto o setor produtivo.
Desafios logísticos no Brasil
Entre os desafios logísticos no Brasil, o estado do Mato Grosso é líder em rebanho e produção de grãos. Isso porque lida com infraestrutura precária, enquanto as obras de pavimentação de rodovias e expansão de malha ferroviária no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) oferecem esperança. Por sua vez, a Bahia se prepara para a construção de uma das maiores linhas férreas do Brasil, a Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol). Já em São Paulo, um túnel submarino promete solucionar desafios de mobilidade urbana e melhorar o acesso ao maior porto da América Latina.
Segundo Cláudio Salituro, empresário e investidor da empresa de entregas Redefrete, um desafio imposto no setor de logística e transporte está nas condições das rodovias e de algumas áreas mais remotas do país.
No entanto, todos esses desafios se tornam oportunidades de desenvolvimento e eficiência no setor de transporte e na agropecuária. E é isso que o Canal Rural vai demonstrar na série Corredores do Agro, exibida todos os desta semana nos telejornais da rede.
Próximos episódios do programa
Mato Grosso
A falta de infraestrutura em ferrovias e rodovias tem sido um desafio para escoar a produção mato-grossense. Caminhoneiros relatam dificuldades enfrentadas nas estradas, com falta de recursos, internet e borracharias escassas. O trecho que deveria durar um dia pode levar até três ou quatro, especialmente quando ocorrem chuvas. A situação leva à colaboração entre motoristas, pois tratores não estão disponíveis.
Contudo, a pavimentação de rodovias importantes está na lista das obras previstas no PAC para o estado. O avanço logístico anima o setor produtivo de Mato Grosso, que acredita na expansão da agropecuária na região.
Atualmente, o Brasil possui menos trilhos que a Argentina, com Mato Grosso contando com apenas 366 km de ferrovias. Mas a Ferrogrão, uma das obras mais aguardadas, tem o potencial de impulsionar a economia ao reduzir o frete e impactar positivamente o meio ambiente e a criação de empregos.
Bahia
A Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), uma das maiores empreitadas ferroviárias do Brasil, se destaca no estado. Com aproximadamente 1.500 km de extensão, promete melhorar o gargalo de escoamento de grãos e impulsionar o desenvolvimento da produção agrícola na região do Matopiba, que abrange áreas do Maranhão, Tocantins, Piauí e oeste da Bahia.
São Paulo
O estado receberá o segundo maior volume de recursos federais no PAC, ficando atrás apenas do Rio de Janeiro. Um dos projetos de destaque é a construção de um túnel submarino que ligará os municípios de Santos e Guarujá, no litoral paulista. Orçada em mais de R$ 5 bilhões, a obra pode aprimorar a mobilidade urbana e otimizar a operação do maior porto da América Latina, responsável por quase 30% do comércio do Brasil, incluindo o setor agropecuário.
Por fim, esses investimentos em infraestrutura logística possuem o potencial de aprimorar a competitividade do Brasil no mercado global, facilitar o escoamento de produtos agrícolas e contribuir para o crescimento econômico do país.
*Foto: Reprodução/br.freepik.com/fotos-gratis/conteineres-e-ferrovias-acima-da-vista_13951937