Dados pessoais na Petrobras permite que instituições utilizem sistema que oculta automaticamente informações sensíveis, o que facilita o atendimento de demandas via Lei de Acesso à Informação
A Petrobras vem disponibilizando para mais de mil órgãos públicos e instituições públicas federais, estaduais e municipais, através da Controladoria-Geral da União (CGU), um sistema desenvolvido pela estatal que facilita o tarjamento de dados pessoais em documentos oficiais. A expectativa é que a ferramenta possibilite a diminuição de 15% das negativas de acesso à informação destas instituições, elevando a transparência pública e a proteção de dados sensíveis.
Dados pessoais na Petrobras
A disponibilização dos dados pessoais na Petrobras é fruto de um Acordo de Cooperação celebrado entre Controladoria-Geral da União (CGU). Sendo assim, o software chega para ser utilizado no atendimento de demandas enviadas por meio da Plataforma Fala.BR, site destinado à ouvidoria de órgãos e entidades do poder público.
A ferramenta tem o intuito de solucionar um gargalo expressivo que influencia diretamente na transparência pública. Com isso será possível diminuir o tempo necessário para tarjar dados pessoais em documentos, além de fazer com que menos pedidos feitos através da Lei de Acesso à Informação fiquem sem resposta. Portanto, ao facilitar o compartilhamento de documentos públicos, essa resolução promove a transparência e expande o controle social, explica a ouvidoria-geral da Petrobras.
Sistema TOTH
O sistema batizado de TOTH atua em documentos em PDFs e foi desenvolvido pela petrolífera com o objetivo de otimizar o atendimento a pedidos de informação à companhia relacionados a contratos, aditivos e convênios, respeitando as orientações da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). Além disso, o algoritmo identifica e oculta de modo automático informações sensíveis como endereço, telefone, CPF e dados bancários em documentos PDF, facilitando a geração de documentos com os dados protegidos.
Por fim, todos os órgãos e entidades do Poder Executivo Federal e demais entes federativos que utilizam a Plataforma Fala.BR terão acesso à ferramenta, que possibilita separar de maneira mais eficiente informações públicas e dados sensíveis, agilizando assim o atendimento a pedidos de acesso à informação sem prejudicar a proteção aos dados pessoais. Ao todo, serão atendidos 323 órgãos e entidades do Poder Executivo federal, além de mais de 700 órgãos em 9 estados e 359 municípios que utilizam a plataforma.
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