Carteira de Trabalho Digital deve receber a atenção do usuário e em caso de identificar qualquer erro, a pessoa deve reportar ao site Meu INSS, afirma Ministério do Trabalho e Previdência
A Carteira de Trabalho Digital já está disponível para consulta. Desde sua criação, o Governo Federal procurou facilitar a vida do trabalhador. No entanto, ocorre o contrário. Isso porque há diversos erros observados. Isso inclui: anotações de profissões que a pessoa jamais exerceu. Neste caso, o universo digital apesar de ser “uma mão na roda”, ele também pode gerar muita dor de cabeça.
Carteira de Trabalho Digital
Um exemplo claro disso é um trabalhador que percebeu que em sua Carteira de Trabalho Digital estava descrito que ele tinha trabalhado na Secretaria da Educação. Mas, ele afirma que jamais exerceu este cargo. Este é um erro que ocorreu com ele e com outras pessoas ao redor do Brasil.
Queixas
Prova disso é que advogados dizem que vem recebendo queixas relativas a estes tipos de engano cometidos na descrição de profissões na carteira de trabalho. E são erros tanto de digitação quanto homônimos. Portanto, é vital que o trabalhador fique atento a este tipo de erro, pois no futuro ele poderá ser prejudicado por um erro que não foi corrigido a tempo. Além disso, esses erros podem até impedir o recebimento de auxílio de seguro-desemprego, por exemplo.
Ministério do Trabalho e Previdência
Segundo o Ministério do Trabalho e Previdência, qualquer erro percebido na Carteira de Trabalho Digital, a pessoa deverá acessar o site do governo Meu INSS. Lá, a pessoa pode consultar dados cadastrais e conferir se de fato estão corretas.
A pasta afirma ainda que erros desta natureza podem ter sido provocados por inconsistência de informações no site da Receita Federal.
Um xemplo é quando a pessoa muda de endereço, mudou seus ganhos mensais ou até mesmo quando se casa e troca de nome. Nestes casados, é necessário fazer uma atualização em todas as suas informações da Receita Federal.
Como corrigir o erro?
Após atualizar todos os seus dados no site do governo e também na Receita Federal, faça uma verificação se a sua carteira de trabalho digital voltou a funcionar novamente. Basta acessar o aplicativo CPTS Digital.
Mas se não estiver funcionando, será preciso que você limpe o cache do aplicativo. Em seguida acesse as configurações de aplicativos do seu celular e clique sobre o ícone da sua Carteira de Trabalho Digital.
Selecione a opção de limpeza de cache. Quando acabar de realizar o procedimento é possível que o seu aplicativo volte a funcionar normalmente em seu celular, o que permite fazer a correção dos dados que estavam errados.
Porém, se você não conseguir corrigir é recomendável ir a uma unidade da Receita Federal para que possa ser feita uma verificação em todos os seus dados pessoais.
*Foto: Divulgação