Parceria entre BR e Golar visa a exploração de novos mercados, além de abastecer localidades que não são atendidas por meio de gasodutos no Brasil
O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), uma das maiores autarquias do Brasil em atuação, acaba de autorizar uma parceria entre BR e Golar Power. A empresa norueguesa uma joint venture da Golar LNG com o fundo de investimentos Stonepeak. O negócio tem por finalidade a distribuição de gás natural liquefeito (GNL).
Além disso, o Cade autorizou a operação sem restrições entre as empresas, segundo publicação no Diário Oficial da União desta quinta-feira (24).
Parceria entre BR e Golar
O negócio entre as companhias envolve opção de compra, pela empresa brasileira, de participação de até 50% no capital social da Golar Distribuidora. Esta é uma companhia pré-operacional, conforme parecer do órgão estatal. De acordo com o documento:
“A operação se dará no contexto da parceria que a BR, a Golar Distribuidora e a Golar Power pretendem implementar para o desenvolvimento do negócio de distribuição de gás natural liquefeito (GNL) para clientes de pequena escala.”
Nota da BR Distribuidora
Em nota à agência Reuters, a BR Distribuidora disse que a opção de participação “não foi concretizada e ainda passará por avaliações dentro da empresa antes que qualquer decisão a esse respeito seja tomada”.
Entretanto, à autarquia as empresas afirmaram que a parceria visa juntar a expertise do grupo Golar na logística de GNL com a infraestrutura e experiência da BR na distribuição de combustíveis a fim de desenvolver uma solução energética ao mercado brasileiro.
Exploração de novos mercados
Além disso, ainda de acordo com informações apresentadas pelas empresas ao órgão público, a parceria visa a exploração de novos mercados. E também abastecer localidades que não são atendidas por meio de gasodutos no Brasil.
Contudo, no entendimento do Cade, ao analisar a transação, a joint venture entre as empresas não representaria risco à concorrência e pode ser encarado ainda como um fator de aumento de oferta de gás.
Vale lembrar que em fevereiro deste ano, a BR e a Golar divulgaram haviam firmado uma parceria com o intuito de um desenvolvimento conjunto de soluções para distribuição de GNL em pequena escala no Brasil. Porém, não apresentaram à época detalhes deste negócio.
*Foto: Divulgação