A adaptação na empresa exige paciência, além de gerar uma boa impressão inicial no novo ambiente de trabalho
Atualmente, o país enfrenta uma alta porcentagem de desemprego. Portanto, empresas que conseguem abrir vagas e recrutar pessoas que estavam paradas ajudam na retomada da economia. Entretanto, para os novos colaboradores pode haver um período de adaptação na empresa, principalmente para aqueles que vêm de outra área profissional. Um artigo do Indeed listou 6 dicas para ajudar novos funcionários a se integrarem melhor na companhia.
Adaptação na empresa – causar boa impressão
De acordo com Felipe Calbucci, Diretor de vendas do Indeed no Brasil, na maioria das situações, a empresa não espera que o funcionário faça milagres durante as primeiras semanas e que há um período de adaptação.
“Os gestores estão cientes de que o novo contratado precisa de um tempo para se ambientar e entender o funcionamento da empresa, assim como o fluxo de demandas. Hoje as empresas valorizam cada vez mais a capacidade de aprendizado e adaptação à cultura da organização do que apenas conhecimentos técnicos.”
Mas não se engane, é preciso sim se preocupar com o desempenho nos primeiros dias de trabalho.
“Durante o chamado “período de experiência” o gestor vai avaliar se aquela pessoa vai se dar bem com a equipe, se é organizada e capaz de cumprir, prazos, por exemplo.
Segue abaixo 6 dicas que o Indeed separou
1 – Passe um tempo com os outros funcionários
É bom quando um novo colaborador consegue se integrar com os colegas e ao novo ambiente de trabalho. Portanto, nas primeiras semanas, tente passar mais tempo com funcionários antigos. Isso vale também para os horários de intervalo, facilitando a construção de relacionamento. E aprenda o nome de todos assim que possível, pois ajuda a se comunicar com mais eficácia.
2 – Peça ajuda
Não tenha medo de pedir ajuda quando necessário. Algumas empresas já disponibilizam documentos de treinamento específicos para ajudar a entender melhor o fluxo de tarefas ou a utilizar um software específico da empresa.
3 – Ofereça ajuda aos colegas
Apesar de estar em fase de aprendizado no novo ambiente de trabalho, ofereça ajuda aos colegas em tarefas básicas. E se puder, ofereça ajuda antes de pedirem, isso demonstra proatividade. Além disso, ajudar um colega faz com que você aprenda novas habilidades que facilitarão seu dia a dia nesta empresa.
4 – Saber gerir prazos
É normal novos colaboradores levarem mais tempo para concluir uma tarefa. Mas, de qualquer forma, é importante se atentar aos prazos. Portanto, deixe a ansiedade e o nervosismo de lado. Com isso, conseguirá criar uma reputação positiva no trabalho. Tente cumprir todos os prazos como uma prioridade nas primeiras semanas de emprego.
5 – Participe das reuniões
Apesar de ser novo na empresa e ficar um pouco mais quieto nos primeiros dias, não deixe de ser participativo em reuniões. Se tiver boas ideias que possam agregar em uma reunião, compartilhe com os demais. Mas se tiver dúvidas sobre algum projeto discutido, não tenha medo de perguntar também.
6 – Conheça bem seu novo ambiente de trabalho
Por conta da pandemia, muitas pessoas já foram contratadas diretamente em esquema home-office. Mesmo assim, como um novo integrante do time, é importante conhecer o seu local de trabalho e tentar se familiarizar com ele.
Pergunte aos colegas que já estão mais tempo na empresa como funciona o ambiente de trabalho. Isso inclui saber como é o clima no escritório. Desse modo, você tem a oportunidade de interagir com os colegas e entender melhor como funciona a nova empresa.
*Foto: Divulgação/Freepik