Concurso Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) encaminhou pedido ao Ministério da Economia para o preenchimento 89 vagas de níveis médio e superior
A realização do novo concurso Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) segue em andamento. A instituição acaba de confirmar que encaminhou pedido de autorização para o preenchimento de vagas para o Ministério da Economia. Apesar da seleção anterior ainda estar em vigor até março de 2021, para o cargo de técnico administrativo, ainda há necessidade de pessoal para outros postos. Em breve, novas informações serão confirmadas.
Concurso Anvisa – pedido de autorização
O pedido encaminhado ao Ministério da Economia foi para autorização do preenchimento de 89 vagas, destinadas aos cargos de: analista administrativo (11), especialista em regulação e vigilância sanitária (36), técnico em regulação e vigilância sanitária (3) e técnico administrativo (39), este último com possibilidade de convocação de remanescentes.
Para as carreiras de técnico administrativo e técnico em regulação é exigido ensino médio. Já para as funções de analista e especialista é exigido diploma de curso superior, que pode variar conforme a área de atuação.
Em 2018, o órgão chegou a enviar pedido de autorização para o preenchimento de 697 vagas, em diversos cargos.
Vale ressaltar que a Anvisa também está entre os órgãos responsáveis por fiscalizar Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, sancionada no ano passado.
Como foi a última seleção
O último concurso Anvisa aconteceu em 2019, com a oferta de 78 vagas e cadastro reserva (CR) apenas para o cargo de técnico administrativo. Na ocasião, a banca organizadora foi o Cebraspe e o certame contou com prova objetiva composta por 120 questões, sendo 50 de conhecimentos básicos e 70 de conhecimentos específicos, apenas para a prova discursiva.
A parte de conhecimentos básicos foi sobre temas de língua portuguesa, noções de informática, raciocínio lógico, ética no serviço público e atualidades, apenas para a prova discursiva.
Para as outras carreiras, a última seleção ocorreu em 2013, organizada pela Cetro, com a oferta de 314 vagas, entre vários cargos. Ao todo, 128 foram para cargos de nível médio, sendo 100 para técnico em regulação e vigilância sanitária e 28 para técnico administrativo. As 186 restantes, de nível superior, foram para as funções de especialista em regulação e vigilância sanitária (157) e analista administrativo (29).
Para técnico em regulação foram 80 questões, sobre língua portuguesa (10), raciocínio lógico e quantitativo (5), direito constitucional e administrativo e ética (10), regulação e administração pública (5), vigilância sanitária e saúde pública (10) e conhecimentos específicos (40), além de prova discursiva sobre regulação e administração pública, vigilância sanitária e saúde pública.
Já para analista administrativo e especialista em regulação foram 120 questões, sobre língua portuguesa (10), língua estrangeira – inglês (10),direito constitucional e administrativo (10), políticas públicas e gestão pública (10), regulação (10), vigilância sanitária (10) e conhecimentos específicos (60), além de uma questão discursiva sobre regulação e vigilância sanitária.
Concurso Anvisa – Lotações do último concurso
No último certame, a lotação das oportunidades foi para Brasília. No entanto, a aplicação das provas aconteceu nas cidades de São Paulo (SP), Aracaju (SE), Belém (PA), Belo Horizonte(MG), Boa Vista (RR), Brasília (DF), Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Curitiba(PR), Florianópolis (SC), Fortaleza (CE), Goiânia (GO), João Pessoa (PB),Macapá (AP), Maceió (AL), Manaus (AM), Natal (RN), Palmas (TO), Porto Alegre(RS), Porto Velho (RO), Recife (PE), Rio Branco (AC), Rio de Janeiro (RJ), Salvador(BA), São Luís (MA), Teresina (PI) e Vitória (ES).
Fonte: JC Concursos
*Foto: Divulgação