Exame psicológico em concurso público está presente principalmente em carreiras policiais
O exame psicológico em concurso público é uma das etapas mais temidas, especialmente pelos candidatos de carreiras policiais. Ele está presente em diversos certames. Além disso, a avaliação psicológica é critério eliminatório e ninguém quer perder o cargo dos sonhos após já ter conseguido aprovação nas provas objetiva, discursiva, oral, e ainda ter se passado no teste de aptidão física. Portanto, entender melhor o que envolve essa fase pode fazer a diferença na hora de encarar o psicólogo.
Exame psicológico em concurso público
Vale destacar que o Decreto Federal 9.739/2019 estipula normas referentes ao teste. A avaliação psicológica é definida como “o emprego de procedimentos científicos destinados a aferir a compatibilidade das características psicológicas do candidato com as atribuições do cargo”.
Entretanto, ela está condicionada à existência de previsão legal específica e deve estar prevista no edital dos concursos públicos. Do contrário, não poderá ser cobrada em momento posterior. Contudo, todas as avaliações devem ser fundamentadas, com cópia disponibilizada aos candidatos.
Live
Para quem quiser saber mais a respeito do exame psicológico em concurso público pode conferir a live que o JC Concursos promoverá hoje a partir das 20h. No encontro virtual, o especialista Rodney Idankas, professor membro no canal do YouTube JC Concursos, vai dar dicas de como evitar deslizes e garantir a aprovação.
A live é voltada ao concurso da Polícia Militar de São Paulo para Soldado e Aluno Oficial. Porém, as dicas serão aproveitadas por candidatos de outros certames também.
Concurso PM SP
Há dois concursos da Polícia Militar de São Paulo em andamento, e ambos organizados pela Fundação Vunesp. A seleção voltada à contratação de 2.700 soldados está na fase de exames de aptidão física. Em seguida, os aprovados serão convocados para a etapa de exames de saúde e, na sequência, avaliação psicológica. O cargo paga salário de R$ 3.360,33 e exige apenas nível médio.
Todavia, quem concorre ao posto de aluno oficial da PM está uma etapa atrás, mas também passará pelo exame psicológico em concurso público. Em 23 de abril, a Vunesp divulgou o edital de resultado da prova escrita. Os próximos passos são convocar para o teste físico, exames de saúde, e avaliação psicológica.
Por fim, haverá a análise de conduta social, reputação e idoneidade, além da avaliação de documentos. Ao todo, serão preenchidas 220 vagas para a Academia do Barro Branco.
*Foto: Divulgação