Antes da pandemia do novo coronavírus, uma porcentagem menor utilizava os serviços de videoconferência profissional como um complemento do trabalho. No entanto, com o período de isolamento social tanto as empresas como os funcionários tiveram que se adaptar a esta realidade.
Mesmo após o término do período de distanciamento, o home office pode crescer, caso as empresas se planejem cada vez mais. Além disso, uma das áreas que mais cresceu nos últimos meses foi a de tecnologia, tamanha importância deste setor para que tudo saia corretamente exatamente quando trabalhamos remotamente.
Neste artigo, elaboramos algumas dicas de como realizar uma videoconferência profissional e com qualidade.
Internet na hora da videoconferência profissional
Em primeiro lugar, ter uma boa rede de internet é fundamental na hora de uma videoconferência profissional. Caso você divida a rede com outras pessoas da casa, verifique se no momento da reunião tenha a velocidade ideal, para que não caia a conexão. Se puder, evite realizar uma videochamada no mesmo horário em os outros que moram com você também estejam utilizando a mesma rede de conexão. Todavia, também é preciso ter segurança em relação à rede de wi-fi para que dados não sejam roubados.
Preparação para a hora da chamada
Providencie tudo com antecedência para a hora da chamada, elabore a pauta do dia, quais assuntos serão abordados, etc. No entanto, leve em consideração também o vestuário. Não é porque está em casa, que não precisa estar alinhado na hora da reunião. Usar tons neutros neste momento ajuda com que o chefe e demais colegas não se distraiam em frente à sua rela. Além disso, estar confortável em uma cadeira de escritório adequada faz com que não fique se mexendo a todo instante, chamando a atenção dos demais.
Áudio
Em uma videoconferência profissional o áudio da reunião tem que ser claro de modo que todos os entendam e você também os compreenda. Uma dica é quando um colega estiver falando, você colocar seu microfone no mudo, evitando assim ruídos externos, como ecos de ambiente. Outra recomendação é utilizar fones de ouvido. Até mesmo aqueles que vêm junto com o celular já ajudam a amenizar barulhos externos.
Câmera em uma videoconferência profissional
Normalmente, as pessoas utilizam as câmeras do próprio notebook ou do celular para realizar uma videoconferência profissional. Neste caso, é preciso ter cuidado quanto ao posicionamento. A pessoa não deve aparecer nem muito perto e nem muito longe. O ideal é mostrar dos ombros até a cabeça, com um pequeno espaço de respiro na imagem. Além disso, é interessante manter a câmera no mesmo nível dos olhos e conversar olhando para ela, como se fosse o interlocutor, a fim de manter uma com os outros colegas de trabalho.
Luminosidade
Outra questão importante é sobre a luminosidade adequada do ambiente. A ideia é que a fonte de iluminação esteja à frente da pessoa que aparece no vídeo, isto é, o rosto dela deve estar inteiramente iluminado. O resultado disso influencia no modo como as outras pessoas irão receber sua mensagem durante a videoconferência profissional.
Espaço de trabalho
Por fim e tão importante quantos os outros itens, o espaço onde será realizada a reunião dentro de casa também determina a qualidade sua videoconferência profissional.
O espaço deve ser silencioso, bem iluminado e organizado e que transmita conforto à pessoa na hora da reunião.
Já em relação ao plano de fundo, não deve estar poluído, cheio de imagens na parede, por exemplo. Ele pode ter um fundo neutro, simples e harmônico para que as outras pessoas não se distraiam. Outra dica é verificar as ferramentas do espaço ao menos dez minutos antes da chamada. Isso diz respeito à tomada ligada ao computador para que ele não fique sem bateria, além de uma boa rede de internet.
*Foto: Divulgação