100 anos da Previdência Social contou com celebração de servidores e personalidades homenageadas com a Medalha do Mérito Previdenciário Eloy Chaves
As conquistas, os avanços e os desafios a serem enfrentados foram lembrados durante cerimônia de encerramento das comemorações dos 100 anos de existência da Previdência Social. O evento ocorreu na manhã do último dia 14, na sede do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), em Brasília. Na ocasião, servidores e personalidades que se destacaram na prestação de contribuições relevantes à consolidação dos regimes de previdência social no Brasil foram homenageados com a Medalha do Mérito Previdenciário Eloy Chaves.
De acordo com o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, durante a cerimônia
“A Previdência é o maior programa social permanente que existe. São mais de 39 milhões de brasileiros que precisam dela para sobreviver.”
100 anos da Previdência Social
Além disso, o ministro admitiu que ainda é preciso melhorar, mas que já é possível ver os avanços alcançados nos 100 anos da Previdência Social. “A luta está só começando. Em 2024, quero que o tempo de espera por um atendimento chegue a 30 dias”, afirmou.
Atendimento humanizado
O ministro enfatizou a necessidade de se humanizar o atendimento nas agências do INSS. Neste caso, ele ressalta que foram nomeados, neste ano, 1.250 servidores aprovados no último concurso e que pretende nomear também os que estão no cadastro de reserva. “Não existe humanização sem servidores realizando atendimento presencial nas agências. Nenhuma tecnologia pode substituir o ser humano”, concluiu Lupi.
Conquistas
O presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, também celebrou as conquistas. “Pegamos uma Previdência desconstruída, com tempo de espera excessivo, mas conseguimos reduzir esse tempo para menos de 50 dias, o melhor número dos últimos cinco anos”, comemorou.
Condecoração
Ao final do evento, Stefanutto foi condecorado com a Medalha comemorativa da Aclamação de Dom João VI, entregue pela Associação Nacional dos Servidores Públicos da Previdência Social (Anasps).
Homenageados com a Medalha do Mérito Previdenciário Eloy Chaves:
Jarbas Antônio de Biagi
Diretor-presidente da Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (Abrap)
Marcel Juviniano Barros
Presidente da Associação Nacional dos Participantes de Fundos de Pensão e dos Beneficiários de Saúde Suplementar de Autogestão (Anapar)
Frederico de Siqueira Filho
Presidente da Telecomunicações Brasileiras S.A. (Telebras)
Benedito Adalberto Brunca
Diretor do Departamento do Regime Geral de Previdência Social
Daniel Proença Feijó
Perito Médico Federal
Marina Andrade Pires Sousa
Coordenadora do Regime Próprio de Previdência Social
Esther Dweck
Ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos
Márcia Azeredo Bezerra
Gerente de Relacionamento da Dataprev
Jorge de Vasconcelos Júnior
Coordenador de Serviços Previdenciários da Diretoria de Benefício e Relacionamento com o Cidadão (INSS)
Jorge Messias
Advogado-geral da União
Almir dos Santos Noleto Filho
Chefe de gabinete (Previc)
Flávio Júlio de Souza
Gerente da APS Barra Mansa (RJ)
*Foto: Reprodução/Flickr (Jeso Carneiro – flickr.com/photos/125816678@N05/25598937748)