Setor de hospitalidade está investindo em diferentes tecnologias para expandir a estrutura voltada à automação; e para a melhora da gestão e experiência de hóspedes, pacientes e acompanhantes
Atualmente, estima-se que aproximadamente 9 a cada 10 negócios (85%) no setor de hoteis e hospitais esperam expandir a automação nos próximos dois ou três anos, conforme uma pesquisa do Gartner. Agora, a perspectiva é que 70% das empresas vão implementar algum tipo de estrutura de automação visando aumentar a flexibilidade e a eficiência até 2025 – um crescimento de 20% em relação a 2021. Entre eles, encontram-se serviços que operam com hospitalidade, caso de hotéis e hospitais.
Setor de hospitalidade
Além da tecnologia ampliar o conforto de clientes e oferecer uma experiência de mais qualidade no setor de hospitalidade, ela é capaz de prover uma miríade de dados que, se forem devidamente processados e analisados, permite às instituições tratar assertivamente seus processos. E isso seja na identificação de ineficiências, seja na otimização e na ampliação da eficiência operacional dos fluxos. Em suma, trata-se de uma verdadeira revolução na qualidade e no desempenho.
Hotéis
Em relação ao setor de hospitalidade, a projeção também é positiva. Neste caso, estima-se que este mercado de hospitalidade ultrapasse US$ 1,2 bilhão, com um crescimento de 9,7% entre 2021 e 2026.
É o que ressalta André Santini, Client Success da Evolutix.
“Entre os hotéis, a automação dá autonomia para que o hóspede controle o seu quarto: conforto térmico, dispositivos (como cortinas) e TVs, além da segurança de acesso e de uma relação transparente e facilitada com as equipes relacionadas ao atendimento e à manutenção, por exemplo.”
Na prática, ao contrário do que se imagina, a automação consegue aproximar a equipe dos hóspedes, explica Santini.
“Por meio de recursos como pedidos ou videochamadas, é possível ter um atendimento mais fácil, rápido e próximo. Soma-se a isso ainda a transparência de prazos por meio de acordos de nível de serviços claros.”
Isso prova também que cada vez mais saber liderar e ter uma equipe competente no ramo hoteleiro é bem importante, como ressalta a CEO Taiza Krueder, do Grupo Clara Resorts:
“Eu gosto muito de passo a passo e que cada passo seja consistente para frente. A vida é uma só, tem que ser vivida e todo dia vale a pena.”
Por outro lado, ainda no segmento de hospitalidade, o propósito está em conseguir desonerar a equipe de atendimento de tarefas que podem ser substituídas pela tecnologia, permitindo que se foquem em incrementar a experiência do seu cliente, diz Santini.
“Embora os pacientes, seus acompanhantes e os hóspedes tenham objetivos diferentes em cada local, ambos procuram a garantia de ser bem-atendidos dentro das especificidades de cada momento.”
Tendências para 2024
Integração completa
As aplicações de automação são diversas na área de hospitalidade e uma plataforma agnóstica é um diferencial, pois é capaz de se integrar a várias tecnologias, sistemas ou fornecedores. Isso resulta em mais flexibilidade, escalabilidade e integração, reduzindo assim a dependência de fornecedores específicos e criando diversas possibilidades futuras.
Registro de pacientes e hóspedes automatizado
A automação, no caso de hotéis, até mesmo quiosques de autoatendimento podem trazer autonomia no check-in e check-out, eliminando filas e tempo de espera.
Segurança
Em vez de chaves tradicionais, a adoção de fechaduras eletrônicas ou aplicativos móveis libera o acesso aos quartos somente para pessoas autorizadas, seja a equipe do estabelecimento ou os acompanhantes no caso de hospitais. Além disso, esta tecnologia colabora fortemente para o acompanhamento online de níveis de serviços, oferecendo transparência total das atividades realizadas por colaboradores internos ou terceirizados.
Automação de serviços de quarto
Tanto hotéis quanto hospitais estão implementando sistemas automatizados para solicitação de serviços de quarto, como pedidos de alimentos e bebidas, limpeza ou manutenção. Isso transforma completamente a experiência dos clientes, permitindo que possam desfrutar de sua estadia ou recuperar plenamente a sua saúde.
Automação de tarefas administrativas
Cada estabelecimento conta com suas especificidades da rotina. A automação permite que as tarefas administrativas, como gerenciamento de estoque, gestão de equipes, segurança e manutenção, sejam otimizadas. Com isso, o foco está em melhorar a experiência de pacientes e hóspedes.
Gestão de recursos e energia
A instituição pode gerenciar recursos hídricos e energéticos. Uma vez que estejam devidamente integrados ao sistema, gera a oportunidade de cruzar informações de oferta e de demanda para gerenciar remotamente de modo otimizado e econômico estes recursos.
Confidencialidade
O estabelecimento pode assegurar aos hóspedes e aos pacientes que seus dados de credenciais de serviços de streaming sejam tratados com total confidencialidade e segurança. Isso ocorre de modo integrado ao ciclo de vida da estadia e sem intervenção humana ao longo do processo.
Equipe de apoio
Deve-se compartilhar com o cliente de forma clara quem e quais pessoas compõem o time que está apoiando sua estadia, provendo mecanismos facilitados de contato, tais como videochamadas. São possibilidades que ajudam a tornar o processo de atendimento mais humano e próximo, fortalecendo o conforto e a conexão emocional por meio da tecnologia.
*Foto: Reprodução/br.freepik.com/fotos-gratis/recepcionista-em-terno-elegante-durante-o-horario-de-trabalho-com-o-cliente_38661253