RG digital já abrange novo modelo físico
Desde o dia 4 de agosto que o novo RG está disponível para emissão em alguns estados brasileiros. Sendo assim, a versão digital do documento nacional de identificação já foi liberada. O objetivo é facilitar a rotina dos brasileiros, além de promover mais segurança.
RG digital – download
O RG digital já está disponível para download em alguns estados brasileiros. São eles: Alagoas, Goiás, Pará, Paraíba, Rio de Janeiro, São Paulo e Distrito Federal.
Já as mudanças no documento foram diversas. Porém, a principal se trata da unificação da Carteira de Identidade Nacional com o Cadastro de Pessoa Física (CPF).
Contudo, vale destacar que, assim como a versão física, o documento em formato digital está sendo liberado gradativamente. Portanto, é importante que o cidadão esteja atento às liberações em cada estado. O RG Digital está disponível para download nas versões Android e iOS.
Como acessar a versão digital?
Por outro lado, por conta de nem todos os estados já terem o direito de implementar o novo formato do Registro Geral, a versão digital só pode ser utilizada pelo cidadão após a emissão do documento físico.
Já a instalação da versão digital ocorre por meio do download do aplicativo. Após a instalação da ferramenta, basta clicar na opção de adicionar o RG. Em seguida, aponte a câmera de seu smartphone no QR Code que está no seu documento e validar a versão digital.
Mudanças
Como já dito acima, a nova versão busca unificar o número do documento em todos os estados, utilizando apenas o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF). Além disso, a identidade contará com autenticação por um QR Code, impresso na versão física do documento.
Todavia, o novo RG servirá também como documento de viagem por seguir o padrão internacional e por ter o MRZ (Machine Readable Zone), que consta nos passaportes. Entretanto, só será válido em países do Mercosul.
O que constará na nova CIN:
- Identificação do ente federativo que a expediu;
- Identificação do órgão expedidor;
- Armas da República Federativa do Brasil, a inscrição “República Federativa do Brasil” e a inscrição “Governo Federal”;
- Nome, filiação, sexo, nacionalidade, local e data de nascimento do titular;
- Número de Registro Geral Nacional;
- Foto 3x4cm;
- Assinatura e impressão digital do polegar direito do titular;
- Número único da matrícula de nascimento ou de casamento;
- Expressão “Válida em todo território nacional”;
- Data de validade, local e data de expedição do documento;
- Código de barras bidimensional no padrão QR code;
- Assinatura do dirigente do órgão expedidor;
- Zona de leitura mecânica, de acordo com o padrão da OACI.
Validade do novo RG
Por fim, o novo RG terá os seguintes prazos de validade:
- 0 a 12 anos: validade de 5 anos;
- de 12 a 60 anos incompletos: validade de 10 anos;
- a partir de 60 anos, validade indeterminada.
*Foto: Reprodução