Prova de vida da Previdência Estadual é feita com base no cruzamento de dados com informações cadastrais de serviços acessados pelos beneficiários
Neste mês de abril começou uma iniciativa que, por um lado vai ajudar os beneficiários da Previência Estadual, e de outro, gerar uma grande economia aos cofres públicos. Sendo assim, os mais de 142 mil aposentados e pensionistas do Poder Executivo Estadual, Ministério Público e Tribunal de Justiça não precisarão mais se deslocar até os postos da Rede SAC ou recorrer a canais virtuais para provar à Previdência Estadual que estão vivos. Isso porque uma parceria entre o governo do estadual, via Secretaria da Administração do Estado (Saeb), e a empresa BB Tecnologia e Serviços, do Grupo Banco do Brasil colocaram em prática a prova de vida estadual, que é realizada de modo automatizado, através do cruzamento de bancos de dados com informações cadastrais e relativas aos mais diversos serviços acessados pelos beneficiários.
Controle da Previdência Estadual
A partir de uma ferramenta digital, o controle da Previdência Estadual está mais eficaz, trazendo mais comodidade ao beneficiário, que não precisará mais realizar a prova de vida, confirma o superintendente de Previdência, José Maria de Abreu Dutra. Ele declarou que trata-se de um esforço do governo da Bahia para que a pessoa aposentada e pensionista não gaste mais seu tempo com deslocamentos desnecessários.
Plataforma HivePlace gera economia aos cofres públicos
A operação ocorre por meio da plataforma HivePlace, que conecta os dados e serviços de múltiplos canais. Com isso, a iniciativa vai gerar uma economia em torno de R$ 10 milhões aos cofres públicos estaduais.
A redução de custos ocorre pela agilidade no acesso a informações sobre funcionários já mortos, por exemplo, e isso ajudará a prevenir pagamentos indevidos.
Atualização cadastral
Além disso, o dispositivo também é capaz de realizar uma atualização mais frequente da base de dados cadastrais mantidas pela unidade. Neste caso, aferramenta tem à disposição o telefone, endereço, e-mail e número de documentos dos aposentados e pensionistas. E tudo isso ajuda numa melhor comunicação com os beneficiários.
Mas e se os dados não forem conclusivos?
Por outro lado, a Suprev poderá entrar em contato com os beneficiários por meio de seus canais oficiais, em casos em que o cruzamento do banco de dados não for conclusivo. Ou seja, a pessoa terá de ir a um dos postos de atendimento da Rede SAC, assim como também fazer uma videochamada, ou ainda realizar o processo de reconhecimento facial, através do aplicativo GOV.BR, para realizar a prova de vida, finaliza Sílvia.
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