Venda de ações da BR Distribuidora foi aprovada ontem (26) pelo Conselho de Administração da Petrobras
Saiu ontem (26) a aprovação pelo Conselho de Administração da Petrobras, sobre a proposta de venda em sua integralidade de sua participação remanescente de 37,5% no capital social da Petrobras Distribuidora S.A. (BR Distribuidora), por meio de uma oferta pública secundária de ações.
Venda de ações da BR Distribuidora
A Petrobras divulgou nota em que afirma que o momento para o lançamento da oferta secundária de seus negócios será decidido posteriormente. Ainda de acordo com a estatal de petróleo, a decisão está sujeita às condições de mercado e à aprovação dos órgãos internos da Petrobras. Além disso, a venda de ações da BR Distribuidora também depende do preço e da análise da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e dos demais órgãos reguladores e autorreguladores, no que tange os termos da legislação aplicável, entre outras condições. Em um trecho da nota é dito o seguinte:
“A presente comunicação tem propósito meramente informativo, nos termos da legislação e da regulamentação em vigor e não deve ser considerada como anúncio de oferta no Brasil, nos Estados Unidos ou em qualquer outra jurisdição.”
Melhoria de alocação do capital da empresa
A venda das ações da empresa segue alinhada junto à otimização do portfólio e à melhoria de alocação do capital da empresa. Todavia, também compreende a geração de valor para os seus acionistas.
Vale lembrar que em 2019, a Petrobras vendeu 30% das ações da BR Distribuidora. Sendo assim, como a participação da petroleira ficou menor que 50%, a operação resultou na privatização da antiga subsidiária de venda de combustíveis.
Contudo, a operação aconteceu após um mês de o Supremo Tribunal Federal (STF) dar o aval para que as estatais se desfaçam de subsidiárias sem a necessidade de aprovação pelo Congresso Nacional.
*Foto: Divulgação