A 5ª edição da pesquisa Pulso dos Pequenos Negócios, realizada pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), em parceria com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), identificou que atualmente algumas das dificuldades que os pequenos negócios de Mato Grosso enfrentam são o aumento dos custos com insumos/mercadoria, combustíveis, aluguel, energia (36%) e a falta de clientes (32%).
Pequenos negócios de Mato Grosso
A pesquisa aponta também que 77% dos pequenos negócios ouvidos tiveram aumento de custos nos últimos 30 dias. Apesar do aumento dos custos, apenas 11% dos pequenos negócios repassaram integralmente para os seus clientes a subida dos gastos de operação das empresas, 43% não elevaram os preços de produtos ou serviços e 45% fizeram um repasse apenas parcial.
De acordo com o diretor Técnico do Sebrae/MT, André Luiz Schelini, o levantamento traz um reflexo muito mais relacionado à atividade no Brasil. “A pesquisa mostra que os pequenos negócios enfrentam dificuldades por comprarem menores quantidades e não conseguem acessar preços melhores, uma vez que não tem barganha de negociação com grandes fornecedores, e grande parte dos produtos comercializados são produzidos ou fornecidos por grandes empresas”, explica.
Atividade econômica diferente do restante do Brasil
No entanto, Schelini ressalta que, quando se trata da dificuldade com relação à falta de clientes, Mato Grosso tem uma atividade econômica diferente do restante do Brasil. “Nós temos no estado os negócios baseados eminentemente na produção primária, onde a atividade empresarial do agronegócio movimenta a atividade do comércio, do serviço e da indústria. Isso é muito importante, uma vez que a atividade do agro, por mais que ela tenha as dificuldades com os preços das commodities, ela mantém uma produção e um fornecimento na produção para o mercado internacional. Do ponto de vista do fornecimento e do trânsito dessas mercadorias, ela está acontecendo e movimenta a atividade empresarial como um todo”.
Vantagens competitivas
Contudo, ele diz que em relação a pequenas empresas é importante identificar quais são as vantagens competitivas que os diferenciam no mercado. Ou seja, para trabalhar a falta de clientes é importante entender como lidar com essas situações, além de se posicionar em uma estratégia de branding, estratégia de diferenciação, de trabalhar a gestão do valor como um diferencial competitivo para as empresas que vão consumir ou adquirir produtos, reforça.
Atendimento
Além disso, ter um bom atendimento, bons relacionamentos e estratégias são os aspectos cruciais para a construção da percepção do público sobre a empresa não só para garantir a venda, mas também para fidelizar clientes. O diretor explica que ações voltadas ao atendimento podem fazer total diferença como solução para o problema de falta de clientes. “Os pequenos negócios podem trabalhar o aspecto do atendimento, da diferenciação com relação à experiência do cliente em relação à disponibilidade e o acesso desse pequeno negócio para com o seu mercado, também a resiliência em se adaptar à necessidade do cliente”, sugere.
Mercado digital
Hoje em dia é preciso estar também no universo digital, saber criar estratégias de mercado que envolvam o marketing digital.
“O pequeno negócio tem a grande oportunidade de se diferenciar no mercado digital com as estratégias certas. Outro destaque no aspecto da diferenciação é a identificação com o território, com o município e com a comunidade. Trabalhar a estratégia de comunidade, conhecer e priorizar a relação com essa comunidade também é um fator decisivo, porque está mais próximo do cliente. Essa relação mais próxima traz um crescimento mútuo, tanto do cliente falar para a empresa na necessidade dele, como da empresa também colocar para o cliente aquilo que ela tem, que ela precisa se desenvolver”, explica.
Apoio ao pequeno
Por fim, para auxiliar os pequenos negócios que buscam desenvolver suas empresas, aumentar as vendas, atrair mais clientes e conquistar melhores resultados, o Sebrae possui soluções para fomentar o desenvolvimento.
“A empresa que deseja aproveitar as oportunidades ou melhorar cada vez mais para se diferenciar no mercado, pode contar com o Sebrae, com o seu portfólio de soluções, seja para aquele que quer acessar novos mercados ou ampliar novos mercados. Temos, por exemplo, os agentes de mercado que disponibilizam os nossos produtos nos municípios de Mato Grosso e até em outros estados brasileiros. Oferecemos, por exemplo, serviços financeiros, soluções inovadoras voltadas ao branding, marketing, posicionamento da empresa, design de embalagem e rotulagem, atendimento, estratégias de negócios e outras soluções que visam impulsionar os pequenos negócios no Estado”, finaliza.
*Foto: Reprodução/br.freepik.com/fotos-gratis/mulher-de-tiro-medio-sentada-a-mesa_14532432