Novo RG passa a ser emitido nestas localidades em 4 de agosto, onde a chegada do documento será gradual; confira o que mudará
Lançado em fevereiro, o novo RG, neste primeiro momento, são para cidadãos que possuem CPF e moram em sete estados do país e no Distrito Federal. Sendo assim, essas localidades poderão solicitar o documento. Já as demais unidades da federação poderão emitir o CIN até março de 2023. Até o momento, um único brasileiro pode ter até 27 números de RG, um em cada estado e no Distrito Federal.
Novo RG – disponibilidade
O novo RG ficará disponível oficialmente no dia 4 de agosto, e a chegada do novo documento será gradual. A ideia do governo é liberar aos poucos para cada estado. Uma lista foi divulgada com os estados escolhidos para a emissão.
Cerimônia
Para marcar a iniciativa de ordem política, o governo do presidente Jair Bolsonaro (PL) lançou em 27 de junho, em cerimônia no Palácio do Planalto, os novos modelos de carteira de identidade e passaporte e entregou a nova remessa da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN).
Confira lista de estados que poderão fornecer documento:
- Acre
- Pernambuco
- Goiás
- Distrito Federal
- Minas Gerais
- Paraná
- Santa Catarina
- Rio Grande do Sul
Conheça as vantagens da nova carteira de identidade
Agora, o documento unificado digital possui diversas vantagens, além de duas versões: uma digital e outra física. No caso da digital, ela pode ser obtida pelo aplicativo Gov.Br. Porém, apenas após a emissão da carteira física. Vantagens:
- Acesso facilitado aos cidadãos a outros serviços públicos, como a realização digital da prova de vida para o INSS;
- Auxiliará na identificação do cidadão para a concessão de benefícios sociais e adesão a programas federais;
- Maior segurança contra a falsificação da carteira de identidade;
- Possibilidade da declaração múltipla de filiação;
- Inclusão de nome social sem a necessidade de alteração no registro civil;
- Declaração de gênero não binário;
- Permite reunir diversos documentos: título de eleitor, numeração da Carteira de Trabalho e Previdência Social, certificado militar, CNH, documento de identidade profissional, carteira nacional de saúde e números de NIS/PIS/Pasep;
- Poderão constar, ainda, indicativos para pessoas com necessidades especiais e o Código Internacional de Doenças (CID).
*Foto: Reprodução