Mesário nas eleições 2022 terão benefícios; inscrição é permanente e não possui prazo para ser feita
Apesar de muito desconhecerem tal fato, muitos cidadãos brasileiros que foram convocados para trabalhar nas eleições deste ano podem ter alguns benefícios. E isso além da participação do processo democrático para escolher os governantes que vão exercer os cargos públicos de presidente, governador, senador, deputado federal e estadual nos próximos quatro anos. Conheça os benefícios.
Vale destacar que esta será a campanha eleitoral mais curta da história, desde 1994. Isso porque conta com outros prazos para eleitores e pré-candidatos.
Mesário nas eleições 2022
Neste caso, até o dia 3 de agosto, a Justiça Eleitoral vai nomear todos os mesários e mesárias que irão trabalhar no pleito desde ano. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou que a nomeação para os dois milhões de voluntários e convocados começou a ser feita em 5 de julho.
Como funciona
Em primeiro lugar, o mesário que é convocado é um dos eleitores que o Tribunal Eleitoral escolhe para trabalhar no dia das eleições. Portanto, voluntários são aqueles que trabalharão de forma voluntária. Neste ano, o TSE espera que os voluntários representem metade da força de trabalho eleitoral. Nas eleições municipais de 2020, eles representaram 42,6%.
Inscrições
Quem quiser ser mesário no pleito deste ano pode fazer a inscrição por meio do e-Título, no Canal do Mesário no Portal do TSE ou nos sites dos Tribunais Regionais.
Para isso, o candidato precisa realizar um cadastro e informar o número do título de eleitor ou do CPF, nome completo, data de nascimento e os nomes dos pais. No entanto, vale ressaltar que neste caso a inscrição é permanente, isto é, não tem prazo para ser feita.
Qualquer eleitor que seja maior de 18 anos, em situação regular com a Justiça Eleitoral pode realizar a inscrição. Mas, não podem se candidatar quem está nas seguintes condições, confira lista:
- Eleitores e eleitoras menores de 18 anos;
- Candidatas, candidatos e parentes deles;
- Integrantes de diretórios de partidos políticos ou federações que exerçam função executiva;
- Autoridades, agentes policiais e funcionários que exercem cargos de confiança no Poder Executivo;
- Pessoas que trabalham na Justiça Eleitoral.
Benefícios para mesários
Para aqueles que foram selecionados, a Justiça Eleitoral irá comunicar por e-mail, WhatsApp ou carta. Em seguida, eles passarão por um treinamento por meio de uma plataforma de ensino a distância ou pelo aplicativo do mesário. Também há a possibilidade de realizar o treinamento de maneira presencial.
Os mesários/as recebem auxílio-alimentação no valor máximo de R$ 45 no dia da eleição, além de ter direito a dois dias de folga a cada dia trabalhado e ao concluir o treinamento, sem que haja desconto no salário. Além disso, o tempo trabalhado também conta como horas complementares no caso dos universitários, e pode servir como critério de desempate em caso de empate em concurso público.
*Foto: Reprodução