Gastos de fim de ano são uma preocupação para as empresas, que inclui pagamentos do 13º salário, recomposição de estoques para o período de festas e a compra de insumos e matéria-prima podem pressionar o fluxo de caixa
Os últimos quatro meses do ano leva muitos empresários a buscar soluções financeiras rápidas, inteligente e eficazes. Tudo isso é para que gastos de fimde ano possam ser contidos, uma vez que pressionam o fluxo de caixa. Isso inclui pagamentos do 13º salário, recomposição de estoques para o período de festas e a compra de insumos e matéria-prima.
Gastos de fim de ano
Com o propósito de conter os gastos de fim de ano, em primeiro lugar, os empresários precisam explorar todas as opções de crédito disponíveis para pessoas jurídicas, que podem oferecer o capital de giro necessário para enfrentar essas operações que exigem mais recursos.
Todavia, com as opções certas, é possível enfrentar o período de fim de ano com tranquilidade, e manter as operações em pleno funcionamento e atender às demandas específicas dessa época do ano.
Alternativas
Dentre as alternativas disponíveis no mercado, uma das mais comuns, é financiar as atividades operacionais de final de ano através do capital de giro. Tal tipo de financiamento é destinado a cobrir as necessidades de curto prazo das empresas, como: pagamento de fornecedores, salários e outras despesas correntes.
Mas os empresários também podem adotar outra soluções de liquidez imediata. Trata-se da antecipação de recebíveis. Segundo o empreendedor e consultor de FIDCs, Armin Altweger, o financiamento ou antecipação de recebíveis apresenta-se como uma alternativa atrante, aliado aos Fundos de Investimento em Direitos Creditórios (FIDCs) desempenhando um papel essencial nessa estratégia.
Em suma, essa modalidade permite que a empresa antecipe valores a receber de vendas a prazo, como desconto de duplicatas e recebíveis de vendas com cartões de crédito, por exemplo.
Além disso, ao antecipar esses valores, a companhia obtém recursos rapidamente, sem a necessidade de contrair uma dívida adicional. Essa solução é eficaz para cobrir despesas sazonais, como o 13º salário, e manter o capital de giro em dia.
Desconto de duplicatas
Vale dizer que o desconto de duplicatas é um meio de antecipação de recebíveis. Porém, com foco específico em duplicatas mercantis. Neste caso, a empresa cede as duplicatas à instituição financeira, que, em troca, disponibiliza o valor correspondente com desconto.
Entretanto, o desconto pode variar conforme o prazo de vencimento das duplicatas e a taxa de juros praticada. O desconto de duplicatas também oferece um meio rápido de injetar recursos no caixa da empresa, sendo uma solução inteligente para cobrir despesas urgentes.
Valor maior
Contudo, esse tipo de crédito é uma opção para as companhias que necessitam de um valor maior e possuem condições de oferecer um bem em garantia, o que gera um fôlefo necessário para enfrentar o período de maior demanda financeira.
Empréstimos tradicionais
Por outro lado, os empréstimos bancários tradicionais seguem como uma das opções mais usadas pelas empresas. Neste caso, os prazos, valores e taxas de juros variam segundo o perfil do negócio e a relação com a instituição financeira, e pode ser utilizada para várias finalidades, como capital de giro e financiamento de despesas de final de ano.
Fintechs
Por sua vez, nos últimos anos, o mercado de crédito para pessoas jurídicas tem sido transformado pelas fintechs, que oferecem alternativas digitais rápidas e menos burocráticas. Plataformas de crédito online possibilitam que empresas acessem diferentes tipos de financiamento, como empréstimos, antecipação de recebíveis e capital de giro, de forma ágil e com processos simplificados.
Por fim, as fintechs costumam ser uma boa opção para pequenas e médias empresas que precisam de crédito rápido. No entanto, enfrentam dificuldades com a burocracia tradicional dos bancos.
Fonte: Foto de Drazen Zigic na Freepik