Encontro de Gente Hoteleira teve sua primeira edição nesta segunda (5)
Nesta segunda-feira (5), foi aberta a programação do 1º Encontro de Gente Hoteleira, com o painel “O futuro do mercado de trabalho na hotelaria”. O debate teve mediação de Vinicius Medeiros, editor-chefe do Hotelier News; e participação de Pedro Cypriano, sócio-fundador da Noctua Advisory e consultor de investimentos; Carlos Eduardo Queiroz Netto, diretor de Operações do Grupo Ferrasa; Marcelo Boeger, da Hospitalidade e Consultoria; e Cecília Gushiken, gerente de Recursos Humanos Corporativo do Grupo BR.
Encontro de Gente Hoteleira
O primeiro debate do Encontro de Gente Hoteleira começou com Medeiros questionando Cecília se este é realmente o pior momento da hotelaria em relação à escassez de mão de obra:
“Eu acredito que são desafios diferentes hoje. Mais do que nunca, temos que conhecer o ser humano , e percebemos isso no período da pandemia, que só acelerou esse processo. Estamos falando dos mesmos problemas. É preciso começarmos a olhar a refletir o cenário, perceber a importância das conexões entre empresas e colaboradores.”
Mudanças de cultura
Além disso, Boeger destacou que a hoteleria precisa se reinventar e se conectar com a individualidade dos candidatos.
“Atuar na liderança e saber como liderar é fundamental. Na hoteleria a gente tem uma dificuldade para contratar e o profissional vai aprender o que fazer se baseando na equipe que está lá. Por isso, a visão sistêmica de que os departamentos estão totalmente conectados precisa estar presente na mentalidade de qualquer gestor.”
Capacitações
Já em relação às capacitações, trata-se de uma necessidade urgente na hoteleria, complementa Netto.
“Hoje, nos hotéis e no parque do Hot Beach, temos 1,2 mil trabalhadores fixos e 400 terceirizados, sempre apostando nessas capacitações, porque isso reflete diretamente na experiência e, principalmente, na satisfação do cliente.”
A importância do trabalho em equipe
No ramo da hotelaria, o trabalho em equipe é fundamental, segundo a CEO do Grupo Clara Resorts, Taiza Krueder:
“Se você quiser ir mais rápido, vá sozinho. Se você quiser ir mais longe, vá com alguém. E eu gosto muito de trabalhar em times e uso isso pra vida.”
Ela diz ainda que é devagar se vai longe, e reitera que gosta de adotar o passo a passo, e cada um é consistente: “a vida é uma só, tem que ser vivida e todo dia vale a pena”.
Erros em departamentos
Contudo, segundo Cypriano ressaltou que quando há erros em quaisquer departamentos dos hotéis, a capacidade de geração de receita, que é “brutalmente” menor.
“Nosso setor é estrutura física e, no fim da linha, pessoas que entregam experiências. Dessa forma, os investimentos em infraestrutura e pessoas têm que andar lado a lado. Qualquer percentual de receita que sobra e for investido em retenção é capacitação é um recurso bem investido.”
Estrutura
Por fim, é preciso admitir que nem todo hotel possui estrutura adequada quando se trata da comparação entre hóspede e colaborador, diz Boeger.
“Em muitos empreendimentos, vemos restaurantes lindos, mas as dependências para os colaboradores não oferecem o mínimo de conforto. As estratégias realmente precisam caminhar juntas.”
*Foto: Reprodução/Unsplash (Chastity Cortijo – unsplash.com/pt-br/fotografias/M8iGdeTSOkg)