Empregos formais em Palmas chegaram a 4.174 vagas e chega a marca de 84,3 mil palmenses com carteira assinada
A Prefeitura de Palmas divulgou na segunda-feira (27), ter encerrado 2022 com um saldo positivo de 4.174 empregos formais. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados pelo Ministério do Trabalho (MTE).
Empregos formais em Palmas
Além disso, o índice de criação de novas vagas de emprego deste período elevou para aproximadamente 84.360 o total de palmenses exercendo atividade com carteira assinada na Capital. Os números gerais do levantamento revelam que o saldo positivo é o resultado no acumulado na formalização de admissões e desligamentos, 44.916 e 40.742, respectivamente.
Setor de serviços lidera ranking de oportunidades
Das 4.174 novos postos, o setor de serviço foi responsável pela contratação de 3.235 trabalhadores; o comércio empregou 1.292, seguido pela área da construção com 669 oportunidades; indústria, 279; e 37 da área do agronegócio.
Mais mulheres no mercado de trabalho
Ainda segundo os dados, 2.574 vagas foram preenchidas por mulheres. Já os trabalhadores masculinos formalizaram as outras 1.600. Deste total de contratados, mais de 95% dos funcionários possuem graduação no nível médio completo e 68,33% pertencem à faixa etária entre 18 e 24 anos.
Desburocratização
Por fim, de acordo com o Secretário de Desenvolvimento Econômico e Emprego, Tom Lyra, o resultado por meio da assessoria do Paço confirma o seguinte:
“Palmas se destaca por oferecer inúmeras oportunidades de negócios que contam com o total apoio da gestão municipal à frente de ações que tem como foco principal, o fortalecimento do setor econômico, desde o pequeno ao grande empreendedor palmense. As medidas de desburocratização dos processos e a oferta de formas de crédito, ampliam a capacidade de acesso às vagas de trabalho, gerando oportunidades tanto para o empregador como para o trabalhador.”
*Foto: Reprodução/Pixabay (Ben White)