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Início Política

Emergências fiscais e orçamentárias: o que indica a equipe de transição

Portal dos Órgãos Públicos por Portal dos Órgãos Públicos
24 de dezembro de 2022
em Política
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Emergências fiscais e orçamentárias
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Emergências fiscais e orçamentárias do Brasil geraram relatório final que foi divulgado na quinta-feira (22)

Na última quinta-feira (22), a equipe de transição política do governo divulgou o relatório final onde chama a atenção para as emergências fiscais e orçamentárias do Brasil. Vale destacar que se trata de um dos eixos centrais dos trabalhos de transição do governo do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva.

Emergências fiscais e orçamentárias

Além disso, em relação às emergências fiscais e orçamentárias do país, diz respeito ainda ao período de 2016-2022. Isso porque esta época foi marcada por uma forte deterioração nas finanças públicas e no orçamento, e também pela irresponsabilidade do atual governo que resultou em um “apagão fiscal no final deste ano, e em uma proposta orçamentária para 2023 incapaz de garantir a manutenção dos serviços públicos essenciais e o funcionamento da máquina pública. Enfrentar esse cenário adverso foi parte do processo de transição governamental”, diz o relatório.

Sugestão

Contudo, o documento que saiu Agência Brasil e outros portais diz que a equipe detalhou a sugestão de distribuição dos R$ 145 bilhões provenientes do aumento do teto de gastos, com a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Transição.

“A Coordenação da Transição enviou para o relator do orçamento as sugestões de ampliação das programações, buscando concentrar as demandas em despesas capazes de induzir a retomada do crescimento econômico com inclusão social, sendo dotadas de elevados efeitos redistributivos e multiplicadores sobre a renda. As despesas adicionais são fortemente inclinadas a gastos sociais, investimentos e Ciência e Tecnologia. Ademais, consideram a recomposição de orçamento para permitir o funcionamento do Estado em áreas cruciais.”

Congresso Nacional

Na véspera (21), o Congresso Nacional promulgou a PEC, que passa a integrar a Constituição por meio da Emenda Constitucional 126 de 2022. Para a equipe de transição, a medida indica para a “necessidade de revisão e reconstrução das instituições e normas fiscais e orçamentárias do país, combinando estabilização econômica, sustentabilidade fiscal e redução das desigualdades”.

Regime de teto de gastos

Em 2019, foi instituído o regime do teto de gastos, que limita o aumento das despesas do governo em relação à inflação do ano anterior, afirma o relatório:

“Na prática, mesmo diante de qualquer nível de crescimento real do PIB, a regra implica numa redução da despesa primária em relação ao tamanho da economia, e também independente do comportamento da arrecadação.”

Distribuição

Diante deste cenário, e com o total de recursos, a equipe de transição sugere a seguinte distribuição, a ser incluída na Lei Orçamentária Anual, aprovada no dia 22 pelo Congresso Nacional depois da divulgação do relatório. Veja abaixo:

  • Ministério da Cidadania – R$ 75 bilhões, sendo que R$ 70 milhões vão para o Auxílio Brasil (que voltará a se chamar Bolsa Família em 2023) de R$ 600 com um adicional de R$ 150 por criança de até 6 anos
  • Ministério da Saúde – R$ 22,7 bilhões, incluindo recursos para o programa Farmácia Popular
  • Ministério da Educação – R$ 10,8 bilhões
  • Ministério do Desenvolvimento Regional – R$ 9,5 bilhões
  • Para o reajuste do salário mínimo – R$ 6,8 bilhões
  • Encargos Financeiros da União – R$ 5,6 bilhões
  • Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações – R$ 4,9 bilhões
  • Ministério do Turismo – R$ 3,7 bilhões
  • Ministério da Economia – R$ 1,7 bilhões
  • Ministério da Defesa – R$ 1 bilhão
  • Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – R$ 933,9 milhões
  • Ministério da Justiça e Segurança Pública – R$ 799,9 milhões
  • Ministério do Meio Ambiente – R$ 536 milhões
  • Ministério do Trabalho e Previdência – R$ 400,6 milhões
  • Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos – R$ 250 milhões
  • Ministério das Comunicações – R$ 126,4 milhões
  • Presidência da República – R$ 35 milhões
  • Banco Central do Brasil – R$ 10 milhões

Ponto de vista macroeconômico

Por outro lado, o documento diz que do ponto de vista macroeconômico, a despesa prevista está concentrada em gastos que podem reverter a expectativa de desaceleração da economia.

“Ademais, a PEC evita uma queda abrupta do gasto como proporção do PIB, apontando para a manutenção dos patamares de despesa para 2022 e impedindo uma contração fiscal significativa, que reforçaria o cenário indesejável de desaceleração da economia.”

Todavia, a equipe destaca que, sem os R$ 145 bilhões viabilizados pela PEC, “a população sofreria uma precarização adicional dos serviços públicos”. O diagnóstico também indica que vários desses serviços registraram queda acentuada de recursos desde 2015.

Exemplos

Na prática, a quipe cita alguns exemplos, que vão desde a redução entre o Orçamento de 2022 até o projeto enviado pelo atual governo ao Congresso para 2023. Neste caso, compõem a lista:

  • o benefício do Auxílio Brasil de R$ 600 para R$ 405;
  • a construção de escolas de educação infantil de R$ 111 milhões para R$ 2,5 milhões;
  • o Apoio a Obras Emergenciais de Mitigação para Redução de Desastres de R$ 2,57 milhões para R$ 25 mil;
  • a saúde indígena de R$ 1,49 bilhão para R$ 610 milhões;
  • a aquisição e distribuição de alimentos da agricultura familiar de R$ 679,5 milhões para R$ 2,67 milhões.

Por fim, o relatório de 100 páginas revela uma radiografia de cada área nos seguintes temas:

  • desenvolvimento social e garantia de direitos;
  • desenvolvimento econômico e sustentabilidade socioambiental e climática;
  • e defesa da democracia, reconstrução do Estado e da soberania.

Em tempo, a equipe apresentou ainda a sugestão de medidas de revogação e revisão, como da política de armas, e a proposta da nova estrutura organizacional dos 37 ministérios do novo governo.

*Foto: Reprodução

Tags: Lula
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