Concursos no Amazonas em 2023 é uma das pretensões do atual governador, em declaração à Rede Amazônica, mas frisando o cenário econômico do próximo ano
Na última segunda-feira (26), o governador Wilson Lima afirmou que pretende fazer mais concursos públicos em 2023. O anúncio diz respeito principalmente para os órgãos que integram a segurança pública do Amazonas. Entretanto, o governador disse também que novos certames dependerão do cenário econômico do próximo ano.
Concursos no Amazonas em 2023
Durante entrevista à Rede Amazônica, Wilson Lima disse ainda que os classificados nos concursos realizados em 2022 deverão ser chamados em 2023.
Desempenho econômico
Por outro lado, ao ser perguntado sobre novos processos de seleção a serem executados no estado, o governador citou o desempenho da economia. Porém, confirmou que existe a intenção de realizar um novo certame, principalmente para a área de segurança.
O governador do Amazonas disse que sua gestão deve esperar e avaliar como será o cenário econômico no início do ano. Com isso, poderão começar a lista convocatória para policiais militares, já classificados no certame de 2022. Eles devem participar do treinamento.
“Concomitante a isso, a gente pretende, no ano de 2023, realizar nova rodada de concursos, principalmente nessa área de segurança, que é uma área que a gente tem um déficit.”
Novos editais em 2023
Todavia, na segunda quinzena de novembro, Lima anunciou que pretende lançar novos editais em 2023.
Na ocasião, ele disse ao podcast A Crítica na coluna SIM e NÃO que pretende lançar editais com foco em quatro áreas: saúde, educação, segurança e assistência social.
Por fim, o governador disse que deverá convocar mais candidatos aprovados em concursos já realizados na área de segurança pública.
“A gente não tem um cronograma, mas vou chamar o mais rápido possível. Nesses concursos que realizei agora a nossa meta é chamar todos no ano de 2023. Inclusive, o concurso da PGR será convocado no ano que vem. Não tenho uma data específica porque dependo muito de como vou fechar esse ano de 2023 porque tem limites impostos pela Lei de Responsabilidade Fiscal.”
*Foto: Reprodução