As pessoas que estão recebendo o auxílio emergencial (em que até é possível realizar o cadastro via Correios) ou o FGTS emergencial, mas ainda não estão autorizados a sacar ou a transferir o valor para uma conta pessoal, pode resolver este impasse imposto pelo governo de outro jeito. Neste artigo falaremos sobre a possibilidade de antecipar saque do auxílio ou FGTS via empresas de tecnologia financeira, as fintechs. É o caso de companhias como PagBank, Nubank, Mercado Pago e PicPay.
Como antecipar saque pelas fintechs
As últimas parcelas do auxílio de R$ 600 e o FGTS (com saques de até R$ 1.045) estão sendo liberados pelo governo em duas fases. Na primeira, o dinheiro é depositado em poupança digital e fica disponível apenas para pagamento de contas e para compras com cartão virtual. Já para saques e transferências são permitidos somente na segunda fase, e isso pode demorar meses agora.
O governo e a Caixa justificam esta imposição como uma forma de evitar aglomerações nas agências bancárias. As transferências também foram proibidas na primeira fase para que os beneficiários não encaminhassem o dinheiro a outra conta na Caixa e fizessem o saque fora do cronograma.
No caso das Fintechs, estas possibilitam que o usuário utilize o aplicativo da Caixa para pagar um boleto ou realizar uma compra online. Em suma, essa alternativa nada mais é do que antecipar saque do auxílio em forma de transferência a uma conta em nome do próprio beneficiário, e o mesmo vale para o FGTS emergencial. Com isso, o usuário pode utilizar o app da fintech para fazer novas transferências ou sacar o dinheiro.
Este tipo de operação não é considerada irregular, pois o Banco Central permite fintechs a usarem boletos para depósito em contas digitais.
Como antecipar a transferência de valores do Caixa Tem em algumas fintechs
Antecipar saque pelo PagBank
Baixe o aplicativo e abra uma conta nesta fintech. Após isso, selecione na tela inicial “Adicionar dinheiro” e depois opte pelo meio de pagamento “Boleto bancário”. Na sequência, informe o valor que pretende transferir e aperte “concluir”. Por fim, pague o boleto gerado pelo app Caixa Tem. O dinheiro por boleto é transferido em até três dias.
Já pelo cartão virtual da Caixa (com transferência gratuita e saldo liberado na hora), basta seguir os seguintes passos: acesse o app do PagBank e escolher “Adicionar Dinheiro”; escolha o “Cartão de débito virtual Caixa” e em seguida “Adicionar novo cartão”, informe os dados do mesmo; o PagBank fará uma verificação de segurança com uma cobrança no cartão Elo de um valor que será estornado em até 24 horas para a conta da Caixa. Em seguida, acesse o extrato do cartão e insira um dos valores cobrados pelo PagBank. Com o cartão cadastrado, repita “Adicionar dinheiro” na tela inicial do app e escolha “Cartão de débito virtual Caixa”; selecione o cartão cadastrado e clique em “Continuar”. Depois informe o valor a ser adicionado e clique “Continuar”; confira o valor informado e clique em “Concluir”. Por fim, informe o CVV (código de segurança), pois este número muda a cada transação, em seguida acesse o app da Caixa para consultar um CVV válido.
Mercado Pago
Por esta fintech o procedimento é abrir conta pelo app do Mercado Pago e em seguida abra o app do Caixa Tem; selecione a opção “Cartão de Débito Virtual”; copie os dados do cartão e gere um código de segurança a cada transação; abra o app do Mercado Pago e selecione “Adicionar dinheiro”; escolha “Cartão Virtual Caixa”; determine o valor que quer transferir; e por fim cadastre os dados do seu cartão virtual Caixa e confirme o depósito.
Nubank
Pelo Nubank a antecipar o saque ou transferência do auxílio ou FGTS começa também com a abertura de uma conta pelo app. Em seguida, nos atalhos que ficam na parte de baixo, clique em “Depositar” e “Depositar por Boleto”. Depois informe o valor que deseja transferir e clique em “concluir”, e pague o boleto no app Caixa Tem. O pagamento por boleto demora até três dias úteis para ser transferido à conta Nubank.
PicPay
Abra a conta neste app e depois selecione “Sua carteira” e “Adicionar dinheiro”. Em seguida, selecione a opção “Cartão de débito virtual ELO”. Copie os dados do cartão virtual gerado pelo Caixa Tem e gere o código de segurança a cada transação. Por fim, escolha o valor a ser transferido e confirme o código de segurança (CVV).
Fonte: UOL Economia
*Foto: Divulgação