População votará nos cargos públicos nos dias 2 e 30 de outubro, e não se esqueça de regularizar seu título até o dia 4 de maio
No dia 2 de outubro, aproximadamente 148 milhões de brasileiros terão que comparecer às urnas no primeiro das eleições 2022. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), apenas no estado de Minas Gerais serão 15,5 milhões de eleitores.
Saiba quais são os cargos públicos deste ano
Os cargos públicos deste ano correspondem a cinco nomes: um presidente, um governador, um senador, um deputado federal e um deputado estadual.
A ordem política diz respeito ainda a cargos que já serão definidos no primeiro turno. São eles: senador, deputado federal e deputado estadual.
Entretanto, no caso de presidente e governador, se o candidato que liderar a eleição não tiver, no primeiro turno, mais da metade absoluta dos votos válidos (50% deles mais um voto), a disputa vai para o segundo turno, em 30 de outubro.
Cálculos
Além disso, no sistema eleitoral brasileiro, há duas formas de eleger um candidato, conforme o cargo: via eleição majoritária ou eleição proporcional.
O primeiro é simples. Na eleição majoritária, válida para presidente, governador e senador, o candidato que receber mais votos vence o pleito.
Porém, no caso da eleição proporcional, usada nos cargos de deputado federal e estadual, é feito um cálculo, chamado “quociente eleitoral”. Essa conta consiste na divisão do número de votos a candidatos e partidos pelo número de vagas em disputa.
Sendo assim, esse sistema permite que um candidato que tenha muitos votos, por exemplo, “puxe” outros de seu partido ou federação.
Por outro lado, o eleitor também pode optar por votar só no partido.
É o que exploca o cientista político e professor Adriano Cerqueira, do Ibmec e da Ufop:
“Se não tiver um candidato certo, mas confia na legenda, basta votar apenas no número do partido. (O eleitor) vai confiar que aquele partido vai trazer bons candidatos que o atendam.”
Título de eleitor – como regularizar
Os eleitores que não estão com o título em dia, têm até 4 de maio para regularizar o cadastro ou tirar o primeiro título de eleitor e participar da votação deste ano. Quem possui mais de 18 anos e ainda não tem título também tem até esse dia para solicitá-lo.
Na data, vence também o prazo para transferência do local de votação. Para regularizar o título, o eleitor precisa estar com o voto em dia, ter justificado as ausências e atendido convocações, quando tiver tido, para ser mesário.
Todos os cidadãos brasileiros com mais de 16 anos estão aptos a votar. Todavia, quem não tirar o título até maio só poderá pedir a emissão após a eleição.
Até fim de março, quase 100 mil jovens há haviam emitido o documento.
Como fazer
Por fim, seja para emitir a primeira via, transferência, atualização ou regularização do título de eleitor.
Para isso, basta acessar o site do TRE. Mas também é possível fazer presencialmente, porém, é necessário agendar pelo telefone 148.
Documentos necessários: Identidade, comprovante de residência, selfie com a identidade, certificado de quitação do serviço militar (para homens maiores de 18 anos que solicitarem o primeiro título).
*Foto: Reprodução