BNDES assina acordo com Google, celebrado na segunda-feira (25) e que pode ser benéfico para o desenvolvimento de iniciativas sustentáveis no país
Na segunda-feira (25), ocorreu a assinatura de um acordo inédito entre o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o Google. A parceria nos negócios pode trazer benefícios para o país, especialmente no desenvolvimento de iniciativas sustentáveis no Brasil.
Vale lembrar que em novembro passado, o banco firmou acordo com a Volks sobre biocombustível.
BNDES assina acordo com Google
BNDES assina acordo com Google em que o projeto possui validade de dois anos e ainda a possibilidade de prorrogação por mais cinco anos. O documento foi assinado por Bruno Aranha, chefe de produção, crédito social e ambiental do BNDES, e por Eduardo Lopez, presidente do Google Cloud Latin America.
Acordo de Cooperação Técnica
A parceria se trata do Acordo de Cooperação Técnica (ACT) para apoiar iniciativas de desenvolvimento sustentável no país.
No início, o programa de trabalho entre as duas empresas deve focar no apoio à implementação do termo de cooperação firmado entre o BNDES e o Instituto Nacional de Reforma Colonial e Agrária – INCRA.
O objetivo do acordo é centrar os esforços no apoio das atividades voltadas à implementação de um projeto piloto que possa permitir o planejamento territorial na Amazônia Legal.
PIOT
Todavia, Bruno Aranha, chefe de produção, crédito social e ambiental do BNDES, afirmou que o foco inicial está no Projeto Integrado de Ordenamento Territorial (PIOT).
Benefícios do acordo:
- maior governança e segurança jurídica para áreas não regularizadas;
- regularização fundiária;
- regularização ambiental;
- levantamento de déficit de infraestrutura nas localidades;
- viabilização econômica do projeto de assentamento.
Interesses além da sustentabilidade socioambiental
Neste caso, as equipes de amabas as partes conseguiram identificar outros interesses em comum no tema da sustentabilidade socioambiental. O Google tem como objetivos de sustentabilidade: apoiar políticas públicas que possam promover uma forte ação climática global, no sentido de preparar um caminho para uma economia livre de carbono e concretizar a visão do Pacto Ecológico Europeu.
Já o BNDES, que foi fundado em 1952, é o principal veículo do governo federal para a promoção de investimentos a longo prazo na economia do país, com ações voltadas para o impacto socioambiental e econômico do Brasil.
*Foto: Divulgação