BNDES aprova financiamento para a Embraer que venderá 24 aviões para a americana SkyWest Airlines até abril de 2022
A Embraer anunciou um financiamento de mais de US$ 500 milhões (mais de R$ 2,6 bilhões), pelo BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social). O valor é para a exportação de 24 jatos comerciais E175 à empresa americana SkyWest Airlines, maior companhia aérea de aviação regional do mundo. Além disso, a entrega dos jatos começou em agosto e deve ser encerrada até abril de 2022.
Vale lembrar que em junho deste ano, ocorreu o IPO de uma unidade da Embraer nos EUA, que gerou a combinação de negócios com uma SPAC, o que aumentou o valor de suas ações em 10%
BNDES aprova financiamento para a Embraer
BNDES aprova financiamento para a Embraer por meio da linha Exim Pós-embarque. Os desembolsos serão em reais no Brasil em favor da companhia aérea. Nesta fase de negócios, a importadora assume o compromisso de pagamento em dólares ao BNDES. E ainda há na transação um seguro de crédito com cobertura para riscos comerciais, políticos e extraordinários.
Em comunicado, a empresa informou:
“A operação fortalece a produção industrial nacional em um momento em que ela ainda sente os efeitos da pandemia de Covid-19 e ajuda a viabilizar a presença de produtos brasileiros de alta tecnologia no maior e mais competitivo mercado de aviação do mundo.”
Retomada do crescimento de vendas
Por outro lado, Bruno Aranha, diretor de Crédito Produtivo e Socioambiental do BNDES, destaca que o banco apoia a empresa na retomada do crescimento de suas vendas em meio ao “maior desafio já enfrentado na história do setor aeronáutico, garantindo, assim, a manutenção de empregos qualificados no país”.
O E175 transporta até 88 passageiros. Hoje, há mais de 600 jatos desse modelo em operação no mundo.
Conforme dados da Embraer, em maio de 2020, a quantidade de voos no mercado americano correspondia a 24% do mesmo mês de 2019. E o índice se recuperou a 80% em maio de 2021.
Nota do Vice-Presidente
Em nota, o Vice-Presidente Executivo Financeiro e de Relações com Investidores da Embraer, Antonio Carlos Garcia:
“A aviação regional tem desempenhado um papel extremamente relevante na recuperação dos voos comerciais em todo o mundo e isso tem beneficiado os jatos da Embraer, que são os mais eficientes da indústria.”
*Foto: Divulgação