Concurso DPE ES (Defensoria Pública do Estado do Espírito Santo) deve acontecer em 2021, com previsão de vagas para o cargo de defensor, com salário inicial de R$ 10,3 mil
Na última sexta-feira (15), foi publicado pelo defensor público-geral do estado, Gilmar Alves Batista, o orçamento para 2021 da Defensoria Pública do Estado do Espírito Santo. Isso inclui a aprovação dos quadros e despesa de pessoal para o ano. Sendo assim, o novo concurso DPE ES está mais próximo de acontecer.
Concurso DPE ES
Vale lembrar que o novo concurso DPE ES já estava em pauta no orçamento anual. O que também foi ratificado na nova publicação.
Novas informações que devem ser anunciadas em breve.
Cargo de defensor
Em caso da confirmação do certame, a expectativa é que o processo se seleção ocorra efetivamente para o cargo de defensor. Isso porque esta carreira não conta com novos concursos desde 2016.
Quem for concorrer a uma das vagas deve possuir formação superior em direito, e três anos de atividade jurídica. O salário inicial é de R$ 10.395,30.
Além disso, cabe ao servidor da carreira promover a orientação jurídica e a defesa dos direitos dos seus assistidos. Isso tudo em qualquer juízo ou instância, no âmbito judicial, extrajudicial e administrativo, na forma da lei, conforme lei complementar estadual 55/1994.
Como a última seleção para o cargo de defensor
O último concurso DPE ES foi realizado em 2016. A seleção contou com uma oferta de 5 vagas imediatas, e formação de cadastro reserva de pessoal (CR)
O certame contou com provas objetivas, prova escrita específica, avaliação oral e análise de títulos. Além disso, a banca organizadora, na ocasião, foi a Fundação Carlos Chagas (FCC).
Parte objetiva do concurso DEP ES
Já a parte objetiva do concurso DPE ES foi composta por 100 questões, com temas de direito civil e empresarial (10), direito processual civil e métodos consensuais de soluções de conflitos (10), direito penal e criminologia (10), direito processual penal e execução penal (10), direito constitucional (10), direito administrativo (8), direito da criança e do adolescente (10), direito dos idosos, das pessoas com deficiência e das mulheres (3), direito do consumidor (5), direitos humanos (6), direito previdenciário e tributário (3), direitos difusos e coletivos (5) e princípios institucionais e legislação da defensoria pública (10).
*Foto: Divulgação/Google Maps