Por enquanto, agências do INSS e outras localidades ainda não voltaram, e das que reabriram, alguns serviços não estão sendo feitos
Nesta segunda-feira (14), conforme previsão do governo federal, várias agências do INSS retomaram seus atendimentos presenciais. No entanto, o retorno gerou filas em diversos municípios e, ao mesmo tempo, surpresa a alguns beneficiários da previdência. Isso porque em algumas localidades certos serviços não foram retomados.
600 agências do INSS foram reabertas
Todavia, o INSS decidiu que reabrir apenas 600 das mais de 1.500 unidades. Além disso, foi levado em consideração o tamanho da agência para que ela reabrisse. Já o funcionamento será das 7h às 13h.
São Paulo ainda não reabriu suas agências
Apesar de muitos estados importantes terem reaberto suas unidades, o mesmo não ocorreu no estado paulista. Essa foi uma decisão judicial do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF-3), proferida pelo desembargador federal, Gilberto Jordan. Sendo assim, as agências paulistas foram impedidas de reabrir.
O pedido para que não retomasse as atividades partiu do Sindicato dos Trabalhadores do Seguro Social e Previdência Social no Estado de São Paulo. Ele alegou que as condições de trabalho não estariam adequadas aos funcionários. Além disso, foi exigido que adaptações sejam deitas a fim de evitar o contágio pelo novo coronavírus.
A decisão do desembargador determinou que a retomada só poderá ser realizada após “novas vistorias e apresentação de plano seguro”. Entre as medidas que devem providenciadas pelo próprio INSS estão: a compra de equipamentos de proteção e a testagem de COVID-19 para os servidores.
Outras localidades que não reabriram
As cidades de Curitiba, Ponta Grossa, Londrina e Cascavel, todas no Paraná, não reabriram as agências do INSS, mesmo com o anúncio da retomada. No Tocantins nenhuma unidade reabriu também.
Vale reforçar que em todos esses casos a justificativa foi que os servidores não concordavam com o retorno do atendimento presencial sem que tivesse protocolos, equipamento e infraestrutura apropriada no combate à Covid-19.
Além disso, teve confusão e frustração nas agências do INSS que retomaram seus atendimentos presenciais. Isso porque os peritos médicos do país decidiram não retomar suas atividades. Portanto, quem tinha consulta marcada não foi atendido e teve que voltar para casa.
Segundo a Associação Nacional dos Peritos Médicos Federais (ANMP), os profissionais da categoria não reassumiram seus postos por falta de equipamentos de segurança e também apenas 12 das 800 unidades que prestam este serviço, foram vistoriadas e liberadas; o ANMP ainda informou:
“Mesmo com todo o alarde da pandemia, ainda tínhamos agências sem EPI até o presente, dentre diversos outros problemas.”
Então, eles solicitam que os consultórios sejam adaptados a fim de evitar a propagação do vírus.
Posição do INSS
Contudo, o INSS prometeu resolver os problemas o mais breve possível, além de pedir paciência aos beneficiários:
“O segurado que tinha agendamento para avaliação pericial, deve desconsiderar e proceder com a remarcação pelo Meu INSS e telefone 135.”
Atendimento online
Por fim, o órgão recomenda que a pessoa deve tentar resolver suas questões de modo online. Porém, se precisar ir até uma agência, consulte pelo telefone 135 antes se a mesma está aberta e se o serviço que necessita foi retomado.
*Foto: Divulgação