Privatização do porto de Santos está prevista para ocorrer no primeiro semestre de 2022
Nesta semana, veio a público que a privatização do porto de Santos deve ocorrer no primeiro semestre de 2022. Isso porque ele é considerado o maior da América Latina. Além disso, a operação pode movimentar os negócios em R$ 16 bilhões de investimentos, afirma o Ministério da Infraestrutura.
Privatização do porto de Santos
De acordo com Diogo Piloni, secretário Nacional de Portos e Transportes Aquaviários do Ministério da Infraestrutura, os estudos de modelagem econômica estão praticamente finalizados e a consulta pública deve ocorrer até novembro.
“Todo o processo já avançou bastante”
A partir daí, foi possível fazer uma estimativa mais precisa sobre o potencial do leilão.
Melhorias previstas
Contudo, há uma série de melhorias previstas. Isso inclui o aprimoramento dos acessos terrestres ao porto e o aprofundamento do calado. E também está em pauta a construção de um túnel submerso entre Santos e o Guarujá.
Ascensão da agenda ESG no mundo
Recentemente, uma parceria com a Rede Brasil do Pacto Global, da ONU, o porto de Santos colocará em prática iniciativas referentes à descarbonização.
Por outro lado, acontece a ascensão da agenda ESG no mundo, além de um olhar cada vez mais atento dos investidores internacionais para compromissos com o meio ambiente.
Já outras medidas a serem adotadas são a compilação de um inventário de emissão de gases de efeito estufa e a implantação de tecnologias voltadas para a despoluição do mar.
Resultados positivos
O porto de Santos encerrou o semestre com resultados positivos. Só no último trimestre, o aumento do lucro chegou a 126% em relação ao mesmo período de 2020, atingindo R$ 99 bilhões. O faturamento superou a marca de R$ 1 bilhão.
Distribuição de dividendos ao governo federal
Além disso, esta é a primeira vez que deverão ser distribuídos dividendos ao governo federal. De acordo com a SPA, a nova fase da empresa se deve a uma reestruturação de gestão, ao crescimento da movimentação e uma política de corte de gastos.
No ano passado, o lucrou chegou a R$ 202,5 milhões, 132% mais em relação a 2019, conclui Piloni.
“A intenção era justamente preparar o porto para a privatização.”
*Foto: Divulgação