Logística 4.0 está impulsionando lideranças femininas e que se destacam no mercado
Com o avanço constante da tecnologia, o setor de logística também se moderniza. Prova disso é que o período pandêmico registrou um aumento das compras online. Sendo assim, as empresas deste segmento tiveram de reformular suas operações, que resultou também em uma nova forma de atender os clientes, que se tornaram ainda mais exigentes, afirmou o empresário e investidor da empresa de entregas Redefrete, Cláudio Salituro.
Logística 4.0
Além disso, a logística 4.0 reflete a evolução tradicional, puxada pela transformação digital e pela adoção de sistemas inteligentes e conectados.
Tal movimento redefine os processos de cadeia de suprimentos, além de abrir novas oportunidades para as lideranças femininas de empresas do transporte de cargas.
Flexibilidade no trabalho
Contudo, este tipo de logística também gera uma flexibilidade no trabalho, uma vez que permite que mais mulheres equilibrem suas responsabilidades profissionais de modo mais eficaz, e todo mundo sai ganhando.
A partir de ferramentas digitais que ofereçam transparência e controle sobre as operações, é possível desenvolver modelos de negócios e redesenhar práticas antigas para refletir uma abordagem colaborativa.
Igualdade de gênero
O futuro do setor de logística tem base na inovação digital, o que tambpem impulsiona a igualdade de gênero.
De acordo com Selly Costardi Sayed, presidente da Viktoria, há alguns benefícios da logística 4.0 para o transporte de cargas. São elas:
Implementação de IoT
A implementação de IoT (Internet das Coisas) na logística tem revolucionado o modo como o transporte de cargas é gerenciado, na questão da coleta e compartilhamento de dados em tempo real, o que possibilita uma gestão inteligente e eficiente da cadeia de suprimentos.
Integração de Sistemas
Tal integração auxilia a eliminar redundâncias e desperdícios, diminuindo assim os custos operacionais, uma vez que há a automatização de processos, o que simplifica a gestão de estoque e transporte.
Rastreamento e Visibilidade
O rastreamento e a visibilidade no transporte de cargas são essenciais para garantir operações eficientes, seguras e transparentes ao longo do prazo. Neste caso, são usadas tecnologias como GPS ou RFID, o rastreamento em tempo real que permite que as empresas saibam onde estão suas cargas a qualquer momento.
Machine Learning
O machine learning (ML) é o subconjunto da inteligência artificial (IA) que consiste na construção de sistemas que aprendem ou melhoram o desempenho. No caso do transporte de cargas, há o processamento de dados de rastreamento em tempo real para monitorar o status das remessas e prever possíveis atrasos.
Blockchain
Já o blockchain emerge de uma tecnologia disruptiva no transporte de cargas, oferecendo expressivos benefícios no que diz respeito à segurança, transparência e eficiência.
Por fim, para a presidente da Viktoria, a logística 4.0 otimiza as operações diárias e posiciona as companhias de transporte para competir de modo eficaz em um ambiente cada vez mais interconectado.
*Foto: Reprodução/https://br.freepik.com/fotos-gratis/meios-de-transporte-logisticos-juntamente-com-hologramas-tecnologicos-e-futuristas_236218663.htm#fromView=search&page=1&position=26&uuid=5811b9f8-c158-4ca7-b85d-7451ef3f1373