Francisco Gomes Neto atuou como presidente da gigante de carrocerias Marcopolo até o mês passado
A Embraer anunciou no início de abril o nome de Francisco Gomes Neto para presidir a área executiva da empresa.
Com a entrada de Gomes Neto, o ex-presidente-executivo Paulo Cesar de Souza e Silva atuará como membro sênior do conselho. Além disso, Paulo terá um papel importante no processo de integração do novo presidente. Também acompanhará o desempenho da segregação de ativos e recursos da aviação comercial até a conclusão do negócio com a Boeing.
SOBRE A CONTRATAÇÃO
Segundo o presidente do conselho de administração da companhia aérea, Alexandre Silva, a contratação de Francisco só tem a somar por sua vasta experiência internacional em empresas do ramo industrial. Essa competência vem no momento certo de transformação da Embraer e do setor aeronáutico como um todo.
Sua expertise vem da graduação em Engenharia Elétrica, especialização de Administração de Empresas e MBA em Controladoria de Finanças. Seus conhecimentos nessas áreas foram importantes para liderar o processo de transformação da companhia Marcopolo, nos últimos três anos.
O diretor geral José Eduardo Bellini assumirá interinamente o cargo de Gomes Neto da fabricante de carrocerias.
RECOMENDAÇÃO DO ITAÚ BBA
Analistas do Itaú BBA reforçam a importância da contratação de Francisco para a Embraer. Eles afirmam que durante o tempo em que Neto trabalhou na Marcopolo teve papel fundamental na redução de custos. Também foi responsável pela abertura de novos mercados no exterior, e maximizar o uso dos ativos da companhia no Brasil.
Como a empresa de aviões pretende abrir novas frentes comerciais fora do país, a integração de Francisco seria um facilitador. E utilizar sua vasta experiência na utilização de ativos.
Fonte: Foto de vwalakte na Freepik