Petrobras venderá sua participação total nos campos de Uruguá e Tambaú
Na quarta-feira (8), a Petrobras (PETR3; PETR4) informou que começou a fase de divulgação da oportunidade (teaser). Esta se refere a venda da totalidade de sua participação nos campos de Uruguá e Tambaú. Ambas pertencem à concessão BS-500, que fica na Bacia de Santos, no estado do Rio de Janeiro.
Campos de Uruguá e Tambaú
A produção dos campos de Uruguá e Tambaú foi em torno de 5.000 barris de óleo por dia (bpd) e 918 mil m3/dia de gás, em 2020.
Já as principais fases seguintes do projeto serão informadas no momento oportuno ao mercado. Tal divulgação segue as normas internas da Petrobras e com as disposições do procedimento especial de cessão de direitos de exploração, desenvolvimento e produção de petróleo, gás natural e outros hidrocarbonetos fluidos.
Em comunicado oficial, a estatal informa:
“Essa operação está alinhada à estratégia de otimização de portfólio, redução do endividamento e à melhoria de alocação do capital da companhia, passando a concentrar cada vez mais os seus recursos em ativos de classe mundial em águas profundas e ultra-profundas, onde a Petrobras tem demonstrado grande diferencial competitivo ao longo dos anos.”
Concessão BS-500
Por fim, em relação aos campos de Uruguá e Tambaú pertencem à concessão BS-500. Esta foi adquirida por meio de rodada de negócios, no caso a Rodada Zero da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).
Localização
Os campos estão localizados na porção norte da Bacia de Santos, entre 140 e 160 km da costa do estado do Rio de Janeiro, em lâmina d’água que varia de mil a 1,500 metros. A Petrobras detém 100% de participação nos dois campos.
*Foto: Divulgação/Freepik